South African Airways entra em recuperação judicial para evitar colapso

Continua depois da publicidade

O governo da África do Sul vai colocar a companhia aérea South African Airways em uma espécie de recuperação judicial para evitar o colapso total da estatal.

Por Joseph Cotterill, Financial Times — Johannesburgo

————————-

A South African Airways (SAA), que durante anos foi assolada por problemas de corrupção e desperdício e precisou de pacotes de auxílio do governo para cobrir os prejuízos contabilizados na maior parte dos últimos dez anos, vai entrar no processo de proteção contra credores — uma alternativa à falência — nesta quinta-feira, segundo seu conselho de administração.
A empresa aérea é a primeira estatal sul-africana a entrar nesse tipo de processo desde o fim do apartheid em 1994. A crise da aérea é um golpe para o presidente Ciryl Ramaphosa, que prometeu recuperar estatais abaladas pela corrupção durante o governo de seu antecessor, Jacob Zuma.
Uma mensagem do gabinete de Ramaphosa aos ministros na quarta-feira, que acabou vazando, argumentou que o processo para salvar a empresa é “a única rota viável aberta para o governo evitar uma implosão descontrolada da empresa aérea”.
A empresa aérea, uma das maiores da África, ficou à beira da ruína nos últimos dias, diante da piora das finanças já precárias e da dificuldade para conseguir mais um socorro financeiro do governo.
A SAA é dona da empresa aérea de baixos preços Mango e de participações em empresas aéreas locais sul-africanas, mas tem dificuldade para concorrer internacionalmente diante do fortalecimento de outras estatais rivais africanas. A empresa não conseguiu divulgar balanços financeiros nos últimos dois anos.
Em novembro, uma greve de uma semana contra uma proposta de corte de empregos aumentou as pressões sobre a posição financeira da empresa aérea.
Legalmente, no entanto, o governo não pode dizer aos advogados nomeados como a empresa aérea deveria ser salva. Com seus recentes comentários, Gordham parece ter ultrapassado o limite […] prevemos um confronto político nesse front”, disse Peter Attard Montalto, da Intellidex, uma empresa sul-africana de análises de mercado.
Apesar das súplicas de súplicas de Gordhan para que os sul-africanos comprem passagens e apoiem a SAA, a confiança dos passageiros na empresa aérea sofreu um forte golpe na semana passada, depois de empresas de seguro terem deixado de garantir as reservas.
 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade