SWAN Hotéis amplia vínculo com a excelência e prepara estruturas para a nova geração de hóspedes

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Há três décadas, a Rede Swan de Hotéis, grupo familiar nascido em Novo Hamburgo (RS), persegue a meta de aprimorar o conceito de hospitalidade, com objetivo, principalmente, de atrair os chamados nômades digitais


por Cecília Fazzini (texto) e Paulo Atzingen (entrevista)

Numa perspectiva de quem já atuou nos Estados Unidos e Europa e com o sangue da hotelaria em suas veias, a CEO da Swan Hotéis, Gabriela Schwan, tem o olhar voltado para novos nichos de clientes e novos formatos de negócios. O grupo herdado do pai, conta com operações no Brasil e em Portugal. Ao todo são quatro hotéis business (Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Rio Grande) e o empreendimento voltado para os millennials – o Swan Generation, segmento que ocupa hoje boa parte do projeto estratégico da empresa. Na Europa, a rede mantém três hotéis em Sintra, Portugal, todos no estilo boutique house e mais uma casa em Portugal, voltada para long term rental.

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À frente do conjunto de hotéis mais intimistas que foram fundados e sempre geridos por sua família, a empreendedora fala dos planos e da busca constante por excelência: “no momento nos encontramos no meio de um projeto de finalização da estruturação dos nossos produtos e marcas, para levar como soluções de mercado”, adianta.

Gabriela Schwan assumiu a liderança dos negócios da Rede Swan, no final de janeiro de 2020. “Enfrentamos a pandemia de frente e fomos a única rede do Rio Grande do Sul a não fechar as portas nem um dia, durante a pandemia. Também coube à executiva transformar um hotel que operava tradicionalmente como um flat, em Porto Alegre, no hub de hospitalidade trazendo co-working, escritórios, co-living, hotelaria design, entre outras inovações.

A certeza de que a inovação batia à porta, abriu espaço para que se criasse nessa estrutura um lobby integrado com gastronomia, sem balcão de recepção, mas de acordo com ela: “com muita hospitalidade, nós não temos hoje recepcionistas, mas nós temos agentes de hospitalidade, trazendo uma nova solução para o mercado urbano dos grandes centros”. O projeto inovador – o Swan Generation foi concebido e logo após a pandemia, em Canela, em junho de 2022, nasceu o hotel design Jangal das Araucárias, pelo segundo ano premiado como o melhor boutique hotel de férias compartilhadas do Brasil.

Marca própria

A meta da Swan Hotéis é expandir a marca própria para todo o território nacional. Para tanto, a CEO do grupo afirma que o desenvolvimento da ‘grife hoteleira’ e dos serviços estão passando por reposicionamento. “O primeiro passo dado durante a pandemia foi o de cuidar da marca, que combinava tradição e credibilidade, mas com produtos que eu não acreditava que nos levaria para os próximos anos”, comenta Gabriela Schwan.
A própria trajetória profissional da executiva foi a fonte de inspiração para as necessárias mudanças. “Peguei todas as minhas experiências, tanto nos Estados Unidos como na Europa e acabei idealizando o Generation, esse modelo que continua sendo único no Brasil e que atende as novas gerações, os consumidores dos próximos 30, 40 anos”. Ela revela que tudo derivou de sua mente, do coração e das vivências profissionais de 26 anos na hotelaria.

“Eu sempre digo que nos Estados Unidos eu aprendi o espírito competitivo e na Europa eu aprendi o espírito transformador e da Inovação”, Gabriela Schwan, CEO da Swan Hotéis.

Vocação desde o berço

A proximidade com o trabalho no hotel do pai aos 13 anos e com a holding familiar que, há quase meio século, mantém uma incorporadora, trouxe a expertise sobre o segmento e contribuiu para que observasse tendências. Esse conhecimento é um aliado porque, de acordo com ela, “há dificuldade, quando se trata de investir na hotelaria, de compreender a dimensão do negócio, mas quando a referência é o mercado imobiliário, tudo fica mais simples de ser entendido”.

Sobre ser hoteleiro, a CEO da Swan Hotéis se diz uma apaixonada pela hospitalidade que, defende, transcende qualquer atividade. “Meu sonho seria ver entre as matérias do Ensino Médio a disciplina hospitalidade, porque qualquer profissão mereceria contar com belo atendimento, a arte de receber pessoas, de servir e de entender o comportamento do consumidor”.

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