domingo, abril 6, 2025
InícioEconomia do turismoTailândia fecha ilha paradisí­aca aos turistas

Tailândia fecha ilha paradisí­aca aos turistas

(Edição do DT com agências)

A costa e os corais de Koh Tachai, uma das ilhas mais populares da Tailândia, têm atraído milhares de visitantes nos últimos anos. Porém, o elevado número de turistas teve uma desvantagem: a destruição do ecossistema natural da ilha. A solução encontrada pelas autoridades foi encerrar parte do acesso da ilha aos turistas, já a partir de 15 de outubro.

“Koh Tachai tem-se tornado um local popular tanto para tailandeses como para turistas estrangeiros”, afirmou o diretor-geral do Departamento dos Parques Nacionais, Tunya Netithammakul, ao jornal The Bangkok Post. O resultado foi a sobrelotação do local e a degradação dos recursos naturais da ilha que faz parte do arquipélago de Similan, no mar de Andamão.

“Temos de fechar para permitir a reabilitação do ambiente, tanto na ilha como no mar, sem a perturbação causada pelas atividades turísticas antes que o dano seja irreparável”, explicou o responsável ao jornal tailandês. A medida faz parte de um plano de gestão dos recursos marinhos no mar de Andamão, no oceano Índico.

Os parques marinhos nacionais da Tailândia fecham todos os anos entre maio e outubro para preservação do ambiente, mas o de Koh Tachai vai estar encerrado indefinidamente, segundo o jornal. E o diretor deixa o aviso aos turistas, para que não se deixem enganar pelas agências de viagens que continuem a vender viagens e pacotes de férias para a ilha.

Ao Bangkok Post, os especialistas garantem que as praias e Koh Tachai estão preparadas para receber até 70 visitantes, mas o número de turistas é superior a mil, numa costa já preenchida com bancas de venda de comida e barcos para passeios marítimos. (Diário de Notícias, de Portugal)

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque