Quando Jonathan nasceu a rainha Vitória era apenas uma adolescente.
Edição DIÁRIO com agências
É na ilha de Santa Helena, uma das mais remotas do mundo, que mora o mais antigo ser vivo do planeta, segundo o Guinness World Records. Ele é Jonathan, uma tartaruga, que celebra neste ano o seu 190º aniversário.
Veja também as mais lidas do DT
Acredita-se que ele tenha nascido por volta de 1832, quando foi dado de presente a Sir William Grey-Wilson – que mais tarde se tornou governador – chegando de Seychelles a Santa Helena em 1882.
Outras provas da sua idade surgiram quando uma velha fotografia tirada entre 1882 e 1886 foi revelada. Nela, um Jonathan completamente crescido pode ser visto a pastar no jardim da Plantation House, a residência do Governador de Santa Helena, onde passou a maior parte da sua vida.
Conforme publicação sobre Jonathan, na CNN Brasil, mesmo com todas mudanças acontecidas no mundo em quase dois séculos, o aniversariante mantem seus três principais interesses: dormir, comer e acasalar.
Jonathan é alimentado à mão, pois a velhice deixou-o cego e sem olfato, de modo que desconhece a comida se esta for simplesmente colocada no chão, sua audição, porém, é excelente, e responde bem ao som da voz do seu veterinário, segundo o Guinness.
O animal idoso é como uma celebridade na ilha, localizada no Atlântico Sul, tanto que os oficiais na ilha estão atualmente trabalhando nas celebrações de seu aniversário, que estão planejadas para o final deste ano. Será emitida uma série de selos comemorativos e qualquer pessoa que o visite este ano receberá um certificado com a primeira foto conhecida da sua pegada.
PC