Vindima Góes: mescla de aprendizado e experiências

Continua depois da publicidade

A Vinícola Góes, em São Roque (SP), realiza todos os anos da segunda quinzena de janeiro ao final de fevereiro sua vindima, oferecendo conhecimento, emoção, relacionamento em experiências únicas.

Por Patrícia de Campos 

A vindima é o período em que é feita a colheita da uva e todo seu processo de transformação para que possa passar pela fermentação e se transformar em vinho.

Quando imigrantes italianos e portugueses chegaram em nossas terras trouxeram com eles a cultura da uva e dos vinhos, trouxeram também a cultura da vindima, a festa da vindima.  Essa experiência pode ser vivida durante o evento na Vinícola Góes.

Veja também as mais lidas do DT

A pisa da uva é feita em meio a muita alegria e cantoria. Crédito: Patricia de Campos

O evento tem duração de cinco horas e começa com a palestra do enólogo Flávio Góes, que além de passar informações sobre os vinhos da empresa, conta sobre a história da família.

“Meu bisavô veio de Portugal e chegou a São Roque há 84 anos, tempo em que vários imigrantes buscaram no clima ameno de São Roque (SP) para começar uma nova vida. Nessa época, todos os quintais tinham seu parreiral para produção de seu próprio vinho de mesa. Na década de 30, o excedente da produção do vinho de “nossa casa” começou a ser vendido em outras cidades e em 1938 a Vinícola Góes foi efetivamente fundada. Nesse período haviam aproximadamente 150 pequenas adegas, na cidade. Hoje somos a 4ª geração, mantendo os negócios com a mesma dedicação e amor aos vinhos”, comenta Flávio Góes

Após a palestra, a programação continua, com o transporte dos participantes em trenzinhos charmosos, todos já paramentados com os chapéus distribuídos e máscaras, conforme protocolo atual. O destino é uma das plantações da família, onde todos são tomados por uma animação quase infantil (mas bem justa para o momento de alegria), para colher os doces e belos cachos de uvas Niágara Branca.

Colher a uva no pé e uma experiência divertida e diferente Crédito: Patricia de Campos

Mil poses e selfies

É a hora das mil poses e selfies para marcar a experiência. Os cestos ficam cheios e se parte para a próxima etapa, que é conhecer o processo industrial da transformação das uvas em vinho. A visita a uma das fábricas, com equipamento que separa as uvas dos cachos (desengastadora), esgamadora e os grandes tonéis de alumínio onde se dá a fermentação. Hoje a Vinícola produz também os chamados vinhos finos, feitos com uvas especiais, como a que foram colhidas. A degustação é feita direta no tonel da linha de chopp de vinho.

Durante o almoço “wine open bar” Crédito: Patricia de Campos

Chega a vez do fausto almoço, com forte toque da culinária portuguesa, tendo os parreirais como cenário de fundo. Todos são presenteados com uma taça especial do evento, para poder se deliciar no “wine open bar”, conhecendo boa parte dos produtos da vinícola.

E o passeio continua … redes estendidas em um bosque esperam os 30 participantes para um momento de relaxamento o que depois de algum tempo é interrompido pela abertura de um espumante por um sabre, como nos tempos de Napoleão.

Hora de acompanhar o animado grupo típico português, com suas canções e passos lusitanos, para continuar o relaxamento no gramado sobre esteiras de chitão, ouvindo o melhor da música nacional e se deliciando com uvas geladas e chopp. Os participantes recebem ainda um voucher para retirarem uma garrafa de vinho personalizada em outubro, quando o as uvas colhidas e pisadas já terão se transformado em vinho.

Serviço:

A vindima da Góes acontece todos os finais de semana até o fim de fevereiro, em dois horários – 11h e 13h. Crianças a partir de 5 anos podem participar. O valor por pessoa é de R$ 345,00 por pessoa (de 5 a 12 anos o valor é de R$ 172,50). A compra é feita exclusivamente pelo site: Vindima 2022 na Vinícola Góes – Wine Locals (wine-locals.com)


SERVIÇO:

Vinícola Góes

Telefone: (11) 4711-3500

Estrada do Vinho nº 9111, Km 09

Canguera – São Roque (SP)

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade