Curitiba terá aumento significativo no número de eventos, turistas e receita este ano de 2015 em comparação com o ano anterior. O CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau estima que, em 2015, a capital paranaense irá superar 300 eventos técnico-científicos e comerciais em seu calendário segmentado. O DIÁRIO entrevistou Tatiana Turra, diretora executiva do CCVB, para saber mais sobre esse assunto. Confira:
DIÁRIO – Quais fatores indicam que Curitiba receba mais turistas em 2015 do que no ano anterior?
Tatiana Turra – Destacamos o comparativo de crescimento de fluxo turístico gerado a partir dos eventos e, em 2015, Curitiba possui mais eventos, com estimativa de público maior do que comparado ao ano passado.
Veja também as mais lidas do DT
DIÁRIO – Quais são os principais eventos que Curitiba receberá em 2015? Qual é a expectativa de público?
Tatiana Turra – Temos inúmeros eventos que atrairão centenas de pessoas, destacamos o 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, com cerca de 1000 participantes; a FIPPPA – Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal, com 5000 participantes; o IV Congresso Internacional de Especialidades Pediátricas, com 3000 participantes; o XXXI Congresso Brasileiro de Cirurgia com 4500 participantes entre outros, a maioria na área médica.
DIÁRIO – A cidade está preparada para receber esse aumento no número de visitantes?
Tatiana Turra – Sim, a cidade está preparada e isso é percebido na satisfação dos promotores. Muitos eventos são realizados aqui e retornam devido à boa avaliação.
A opinião dos congressistas também é positiva, como mostrou a pesquisa realizada durante a Copa do Mundo pelo Instituto Municipal de Turismo e a Universidade Federal do Paraná: 25,4% dos entrevistados disseram que Curitiba é organizada e planejada e atendeu as expectativas de 60% dos visitantes e superou as de 35% dos questionados. Quando perguntados se indicariam a capital paranaense, 93% responderam que sim.
Na questão de hospedagem, Curitiba é competitiva no custo benefício, com presença de redes internacionais e “é berço” de grandes redes nacionais.
A oferta gastronômica e de serviços de suporte aos congressistas também são bem avaliadas.
DIÁRIO – Quais são as ações do Curitiba CVB para melhorar a experiência do turista durante a sua estada na cidade?
Tatiana Turra – Trabalhamos com o conceito Curta Curitiba, incentivando o congressista a vivenciar a cidade. No site www.curtacuritibaoanointeiro.com.br é possível saber o que acontece na cidade e ainda ter acesso a promoções gastronômicas, hospedagem, compras, passeios, agências de viagens e transporte. Para facilitar, essas informações também estão disponíveis no aplicativo gratuito Curta Curitiba.
O CCVB oferece kit ao promotor de eventos com materiais promocionais, informações para site, banco de imagens, sugestão de pré ou pós-tour, etc. Fazemos a instalação do Posto de Informações Turísticas nos eventos e elaboramos cupom de desconto para o congressista.
DIÁRIO – O aumento no número de eventos em Curitiba continuará nos próximos anos? Por quê?
Tatiana Turra – Sim. Vivenciamos um momento próspero para a cidade, de articulação com a iniciativa privada e instituições públicas, de melhoria na qualidade dos equipamentos e a instalação de novos. Internamente no CCVB estamos trabalhando na renovação estratégica e posicionamento do destino para garantir o crescimento.