Taxa é cobrada todos os dias de turistas que visitam Veneza; há fiscais espalhados pela cidade para conferir os bilhetes
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Começou nesta quinta-feira (25) a cobrança de uma taxa de entrada diária cobrada aos turistas de Veneza, na Itália. Conforme noticiado aqui no DIÁRIO, trata-se de uma medida para conter o turismo em massa.
Veja também as mais lidas do DT
Muitos moradores têm opinião contrária à determinação e até uma manifestação está prevista durante o dia para protestar contra a medida.
Anteriormente, a cidade italiana vendeu cerca de 10 mil bilhetes online ao preço de 5 euros (27,96 reais na cotação atual), De acordo com informações do responsável adjunto de Turismo de Veneza, Simone Venturini, concedidas à AFP.
Embora a taxa seja moderada e o sistema não imponha um limite de visitantes diários, as autoridades municipais esperam que isso desencoraje alguns dos turistas que lotam suas vielas e as pontes sobre seus canais nos dias mais movimentados.
Como funciona a taxa em Veneza
Os tíquetes são em formato de QR code e devem ser apresentados aos fiscais que ficam espalhados em vários locais. O principal deles é a estação ferroviária de Santa Lucia, principal acesso a Veneza.
Foram instaladas bilheterias no saguão da estação ferroviária de Santa Lucia para informações e vender ingressos.
A taxa será cobrada aos turistas que entram na cidade entre 8h30 e 16h locais. Quem comprá-la precisa baixar seu QR code no site.
Os visitantes que tentarem passear sem pagar a entrada poderão ser punidos com uma multa entre 50 e 300 euros (279 e 1.677 reais).
Aqueles que passarem pelo menos uma noite na cidade não serão afetados e receberão um QR code gratuito. Também estão previstas exceções, especialmente para menores de 14 anos e estudantes.