Durante a WTM Latin America 2025, realizada na Expo Center Norte em São Paulo, Annie Morrissey, diretora de Vendas & ESG da Bourbon Hospitalidade, compartilhou sua perspectiva sobre o papel da tecnologia na hotelaria. Para ela, o setor é essencialmente “pessoas com pessoas”, e a tecnologia deve ser uma aliada, não uma substituta.
por Cecília Fazzini, com Redação do DT
“A tecnologia tem que ajudar nos processos que são repetitivos — o que pode contribuir para um atendimento mais personalizado”, afirmou Annie. Ela enfatizou que a tecnologia deve melhorar a experiência do hóspede, permitindo que os profissionais dediquem mais tempo para entender e atender melhor os clientes.
Annie também destacou que os viajantes buscam experiências autênticas e culturais. “Se estão na Argentina, querem saber tudo de lá — a comida da Argentina, a cultura…”, exemplificou.
Presença marcante na WTM Latin America
Pela primeira vez, a Bourbon Hospitalidade participou da WTM Latin America com um estande próprio. Annie avaliou positivamente a presença da empresa no evento. “Tem bastante público, mas a qualidade da feira é muito boa. É uma feira que abre o calendário, e ainda temos um ano longo pela frente”, comentou.
A executiva também revelou que a empresa já está se preparando para a ABAV, com foco em 2026. “Hoje, essa feira é muito importante”, destacou.
Novidades e expansão internacional
Entre as novidades apresentadas, Annie anunciou a inauguração do Novo Rio Hotel, em Assunção, prevista para o primeiro semestre. “Ele fica do lado do nosso Gran Hotel Bourbon. O Gran é o único cinco estrelas de Assunção, e a gente construiu esse novo hotel em tempo recorde: nove meses”, explicou. O novo empreendimento, que operará sob a bandeira “by Bourbon Assunção”, já está praticamente pronto e deve iniciar as atividades em junho.
A expansão no Paraguai reforça a presença da Bourbon Hospitalidade na América do Sul, consolidando sua atuação em mercados estratégicos.
Compromisso com a sustentabilidade
A Bourbon Hospitalidade tem investido fortemente em práticas sustentáveis. A empresa pretende utilizar energia limpa em 80% de suas unidades até 2026. Atualmente, metade dos hotéis já conta com energia renovável, com certificações que atestam a origem das fontes utilizadas.
Annie ressaltou que o ESG precisa ser competitivo e dar retorno. “Mas não é gasto, é investimento. Se você não for nessa linha, você vai perder clientes”, afirmou. Ela também mencionou que 20% das empresas que realizam eventos nos resorts da rede solicitam informações sobre as práticas sustentáveis adotadas.
Além da energia limpa, a Bourbon Hospitalidade está mirando em um hotel “aterro zero”, que não gere lixo. “Se você mostra que está andando e mostra que está atacando alguns aspectos, como a reciclagem, como o uso de energia limpa, já é um começo importante”, concluiu Annie.