Tecnologias impõem novo mundo e nova velocidade aos negócios do Turismo

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Considerada espécie de ‘caçadora’ de tendências e capaz de antever movimentos futuros para negócios e sociedade, a partir da imersão em dados e sinais emanados pela gama de consumidores e novas gerações, Sabrina Deweik, foi destaque em painel durante o 7º Expo Fórum Visite São Paulo.

Ao discorrer sobre “Tendências e Novos Comportamentos do Consumidor: Turismo, Viagens e Eventos”, a pesquisadora considerou as evidências que encontra na atualidade. Reconheceu que hoje há uma maioria avassaladora de seres humanos estafados, acometidos pelo número e velocidade das mudanças, o que gera inevitável ansiedade coletiva em pessoas e empresa. Sob esse quadro, que pede consideração de quem pensa produtos e serviços em atividades econômicas como o Turismo, ela frisou que há que se pensar num digital detox.

Automatização de tarefas

Nesse contexto, o segmento de viagens se antecipa em iniciativas como Quiet Park International – que leva turistas para localidades remotas e afastadas do burburiiho e Turismo do Sono e segmentações em viagens que promovam o bem-estar do viajante, exemplos apresentados pela palestrante.

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Deweik esclareceu, em sua fala, que as pessoas continuarão a ser as protagonistas da cena dos negócios e da vida privada. Até mesmo a visão da fonte dos dados afirma que a IA “vai nos tornar mais humanos”, conforme preconiza Peter Deng, Head de Produto da Chatgpt. Assim, a tecnologia e a nova onda da inteligência artificial e suas vertentes são ferramentas auxiliares para a maneira de todos agirem no mundo moderno. A IA, assinala ela, pode automatizar 45% das tarefas e customizar atendimento em 80%.

Sabrina Deweik, cool hunting, durante palestra sobre Tendências e novos comportamentos do consumidor (Foto: Felipe Maresca / DT)
Sabrina Deweik, cool hunting, durante palestra sobre Tendências e novos comportamentos do consumidor (Foto: Felipe Maresca / DT)

Turismo regenerativo

A especialista lembrou, ainda, que grandes questões climáticas estão na pauta do turismo consciente, no que ela considera turismo de regeneração, uma geração mais avançada do conceito de sustentável. De acordo com ela, 64% dos viajantes de todo o mundo, assinala a fonte Travel Trends 2024, colocam valor máximo na sustentabilidade. E, para citar uma realidade mais próxima 71% dos brasileiros estão muito interessados em opções de viagens com apelo ecológico.

Relacionou um festival de música na Inglaterra da banda inglesa Massive Attack, agendado para agosto próximo, que se propõe a ser 100% sustentável. “Eventos regenerativos se transformam numa tendência concreta atualmente”, frisou.

À direita Ana Cristina Clemente, coordenadora de turismo da Setur-SP entrega prêmio para Sabrina Deweik, cool hunting (Foto: Felipe Maresca / DT)
À direita Ana Cristina Clemente, coordenadora de turismo da Setur-SP entrega prêmio para Sabrina Deweik, cool hunting (Foto: Felipe Maresca / DT)

Turismo ‘Phigital’

Com as novas gerações de consumidores, o atendimento ao viajante tende a ser híbrido, entre físico e digital. A pesquisadora ressaltou que para o sucesso dos empreendimentos do turismo é preciso ter em mente a necessidade de customização de destinos, produtos e serviços, além de rapidez de resposta, transparência, prerrogativas de consumo das gerações que estão surgindo.

O uso de mídias sociais é indispensável para as empresas de turismo, no entender de Deweik. O que pode parecer óbvio, para a especialista, ainda enfrenta algum grau de resistência. Para justificar a sua tese, ela faz referência a outro dado: dois em cada 5 brasileiros usam as redes sociais para se inspirar em suas próximas viagens e decisão de deslocamentos. Outra fonte inspiradora para os viajantes são filmes e séries, que estimulam o desejo de conhecer o destino cenário das películas.

O viajante de negócios e a capacidade desse mesmo turista de intensificar a visitação dos atrativos do destino também estão na mira do observatório de Dewik. Mais uma vez os números: 46% dos profissionais no âmbito mundial planejam prolongar a estada nas localidades além do expediente de trabalho (fonte: The 2024 Traveler Hilton)


Por Cecília Fazzini, do DIÁRIO

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