Por Adriana Reis –
Edimburgo – Escócia – Tem país novo na minha lista. É a Escócia! Se soubesse que ia me apaixonar tanto por este lugar, teria vindo antes. Isso sem falar que morei duas vezes em Londres e nunca tive tempo nem colocava esse país na lista de prioridades. Agora não vejo a hora de voltar.
Pouco menos de quinze minutos de carro separam a estação principal de trem de Edimburgo, Waverly, do meu hotel: The Dunstane Houses. “Houses” porque na realidade são dois hotéis. The Dunstane House de um lado da rua e The Hampton House do outro.
Do lado de fora do The Dunstane House vejo uma típica fachada vitoriana. Logo na recepção, vem a primeira surpresa. “Aceita provar um puro malte escocês?”. Eu particularmente não gosto muito de whisky, mas aquele ‘single’ malte escocês me faz imediatamente mudar de ideia.
Veja também as mais lidas do DT
Reaberto no segundo semestre de 2017, após uma reforma de vários milhões de libras esterlinas, The Dunstane tem a autêntica alma escocesa. Tudo é muito, fácil, easy, muito friendly, amigável.
Minha suíte, chamada de ‘the ronaldsay’, é uma mistura de estilos: moderno e neoclássico. A design de interiores Hannah Lohan ousa trazer a banheira para ser o destaque no quarto. Objetos vintage conferem ainda mais charme ao ambiente. Um confortável sofá azul cria uma espécie de sala de estar e dá a sensação de estar em casa assistindo televisão.
No banheiro, uma curiosidade: as amenities são fabricadas a partir de whisky e águas pura das nascentes escocesas. O aroma de malte é inconfundível.
Mas, para os mais aficionados à bebida, vale lembrar que não adianta tentar beber, mesmo sabendo que o preço dos maltes por aqui não é nada convidativo.
Um dos destaques do Dunstane é a exclusividade. Nenhum quarto é igual ao outro. Cada cortina, banheira, estampa, almofada, obra de arte foi escolhida pessoalmente pela proprietária Shirley Mowat. Noto algumas fotos de carros. “Meu marido adora carros de luxo e esta paixão hoje está revelada em algumas paredes do hotel”, conta enquanto me mostra as diferenças entre os quartos.
Ela e o marido, Derek Mowat, estão à frente dos dois hotéis. No total, são 35 quartos. A próxima etapa, segundo Shirley, é a reforma do The Hampton House, que fica logo em frente, do outro lado da rua.
Desde 1860, essas duas propriedades fazem parte da história de Edinburgh (Edimburgo). Por aqui já passaram comerciantes, músicos, médicos, banqueiros e jornalistas. Essas construções vitorianas acompanharam a evolução da capital escocesa nos últimos 150 anos.
Hoje é no Ba’ Bar – o bar do hotel – que rolam as conversas sobre política, economia, projetos e viagens. “Nossa ideia foi transformar o local num espaço para hóspedes e moradores que podem vir tomar um chá, um whisky, um aperitivo, beliscar algo ou jantar”, diz Shirley.
É neste espaço também onde é servido o café da manhã, parte buffet, parte à la carte, seguindo a tendência mundial da hotelaria de luxo. Personalização no atendimento e redução do desperdício são as palavras de ordem. Por enquanto, o modelo à la carte ainda precisa de ajustes para deixar de ser tão demorado. Simples pedidos, como ovos mexidos, demoram mais de vinte minutos.
À noite, o Ba’ Bar muda de ambiente. O tom de animação sobe à medida que as doses de malte descem. O menu foi todo reformulado e agora os pratos são mais saudáveis e bem elaborados.
A ideia é que o restaurante também seja um ambiente easy e friendly, como todo o hotel. E detalhe: se quiser pode tomar mais uma dose do maravilhoso malte na recepção antes do jantar. E por conta da casa! Eu tomei.
A jornalista Adriana Reis viajou a convite do Visit Britain com seguro viagem Travel Ace.
Crédito das fotos: Paulo Panayotis / Adriana Reis ©oqvpm
Dicas da Dri
- Reserve um dia para jantar no Ba’ Bar.
- Prove as fantásticas vieiras frescas.
- Se gostar de whisky prove a seleção de excelentes maltes.
Serviço
The Dunstane House
- 4 West Coates – Edinburgh EH12 5JQ
- Reservas
- Informações
Acesse
Vídeos: Hotel The Dunstane House / Edinburgh – Escócia
Youtube
Instagram
Facebook