REDAÇÃO DO DIÁRIO
O Belmond Hotel das Cataratas anunciou a menos de um mês a chegada do novo gerente geral, o português Tiago Moraes Sarmento. Com mais de 15 anos de experiência no mercado hoteleiro internacional e grande conhecimento como diretor de vendas e marketing, Tiago é graduado em Gestão Hoteleira Internacional pela tradicional escola suíça, Glion Hotel School. Tiago chega ao Brasil após dois anos em Porto Rico, onde foi Manager do The St. Regis Bahia Beach Resort, ocasião em que aumentou o GEI (Índice de Qualidade) do estabelecimento de 8,32 para 8,66 em um ano, subindo de 13º para 6º lugar na América do Norte.
Com vasta experiência internacional, Sarmento foi diretor de marketing e vendas de inúmeras unidades hoteleiras, entre elas W Vieques Retreat & Spa (Ilhas Vieques), dos hotéis The St. Regis Tianjin (China), The St. Regis Mexico City (México) e Hotel Marqués de Riscal (Espanha). Tiago também passou pelos hotéis Sheraton Lisboa Hotel & Towers (Portugal), The Westin Turnberry Resort (Escócia), The Westin La Quinta Golf Resort (Espanha), Sheraton Brussels Hotel & Towers (Bélgica) e Sheraton The Park Lane Hotel (Inglaterra). O DIÁRIO conversou com o executivo, acompanhe:
Veja também as mais lidas do DT
DIÁRIO – Tiago qual análise o sr faz do hóspede brasileiro? Já é possível traçar um perfil considerando sua experiência Internacional?
TIAGO SARMENTO – Em Portugal, China, Caribe, USA, México, Espanha principalmente tive a oportunidade de receber hóspedes Brasileiros nos hotéis onde trabalhei, sendo estes sempre hotéis do segmento de luxo. Sempre reconheci uma enorme amabilidade de mão dada com exigência. O cliente brasileiro conhece o sinônimo de qualidade, sabe o que é “bom” e estando disposto a pagar por isso, esse link de promessa de qualidade não pode ser quebrado. As qualidades humanas e atenção ao detalhe têm um papel muito importante na criação de experiências e na indústria de serviço. O Belmond Hotel das Cataratas vai totalmente de encontro a esse link, onde oferece e cria momentos onde o nosso hóspede consegue parar e “estar”, dedicando assim tempo ao que verdadeiramente interessa. Sendo a família, a namorada ou noiva, o primo, a tia, os amigos, ou tempo sozinho.Sozinho com a Natureza, com a energia positiva das Cataratas.
DIÁRIO – Quais adaptações o sr fará no hotel para ele ajustar-se à maneira sua de gestão?
TIAGO SARMENTO – O Belmond Hotel das Cataratas é um símbolo da Hotelaria Nacional no Mundo. O que os nossos hóspedes nos dizem é que estamos no topo da classificação de hotéis e experiências de luxo a nível mundial. O acesso exclusivo antes das 10.00am e depois das 19 horas às Cataratas são um exemplo do privilégio que só os hospedes do hotel conseguem desfrutar. O mercado não nos permite estagnar, estamos num mundo de mudança em que temos de estar atentos a diversos tipos de clientes, motivações e gerações. O nosso foco está na estrutura das nossas experiências e na criação de outras novas. Estamos criando muitas e novas experiências que vão muito além de um hotel, somos a porta para uma experiência sofisticada, mas local – onde o nosso hóspede fazer algo que nunca fez com alguém que é verdadeiramente importante. O que oferecemos, tem de ser melhor do mundo, na sua especificidade. Se oferecemos um hambúrguer, tem de ser com carne local, usando cortes Brasileiros, abacate orgânico de agricultores locais. Se oferecemos uma visita as cataratas, é quando o Parque Nacional está vazio e quando só os nossos hóspedes podem visitar. Criamos momentos de família e espaços para poder celebrar o que verdadeiramente importa.
DIÁRIO – Como manter o hóspede no hotel e entretê-lo se ele tem essa vista magnífica das Cataratas a sua frente?
TIAGO SARMENTO – Cada hóspede é um mundo, de conhecimentos, sentimentos, horários, desejos. Não há nada melhor que acordar de manhã no Belmond Hotel das Cataratas e ficar na cama e desfrutar a energia deste local. Os dias são mais longos aqui, há tempo para tudo, e para o que verdadeiramente importa, o tempo para aqui.
Os nossos hóspedes são privilegiados porque o Belmond é o Hotel dentro do Parque Nacional. Com isso eles têm acesso a mil e uma experiências exclusivas, como por exemplo um tour privado as Cataratas de Iguaçu nas noites de Lua Cheia, onde estas, com a Luz da Lua, criam um arco-íris durante a noite, reflexo da luz da Lua. O Belmond prepara uma experiência nos dias de Lua Cheia onde o hóspede pode caminhar até as Cataratas com um copo de Champagne na mão! Estamos também criando outras experiências ainda mais personalizadas, como por exemplo aulas para aprender a fazer cocktails, provas de cachaça, jantares privados com vista para as cataratas. E também atividades mais ligadas a família, torneios familiares de vôlei ou sinuca, xadrez gigante,etc. A experiência aqui começa ainda antes de chegar, quando o hóspede recebe um calendário de atividades como as acima descritas e pode ir reservando e encaixando a sua agenda de visita as Cataratas, Barragem de Itaipu, Parque das Aves, passeio de helicóptero,etc.
DIÁRIO – Com a sua chegada o hotel fará alguma adaptação estrutural ou reforma? Se sim, quando será investido?
TIAGO SARMENTO – O Belmond Hotel das Cataratas tendo uma decoração clássica, nunca perdeu nem vai parar de procurar sofisticação. Todos os anos dedicamos uma parte do faturamento para manter e melhorar nossa estrutura. Além disso temos uma equipe de 25 colaboradores dedicada a manutenção das instalações para que estejam sempre impecáveis. Estamos também trabalhando na aprovação de projetos mais estruturais, que em breve com muito gosto contaremos mais pormenores.