(Edição do DT com agências)
A ATM, empresa de transporte público de Milão, juntamente com a Gemalto, empresa de segurança digital, implantou a solução Netsize de emissão de bilhetes por SMS, para permitir que os passageiros comprem e usem seus bilhetes em seus celulares. A ATM transporta cerca de 700 milhões de passageiros por ano e agora conta com um canal de vendas para qualquer tipo de celular e que funciona 24 horas por dia. Esse serviço está disponível para os assinantes das quatro principais operadoras de celular na Itália.
Em vez de manusear notas e moedas, os passageiros da segunda maior cidade da Itália podem simplesmente enviar uma mensagem de texto para um número de código curto padrão, enquanto o sistema da Netsize cobra a tarifa diretamente na conta de celular do cliente. Eles recebem um SMS com um código para mostrar aos cobradores, mediante pedido, ou inserir nas máquinas de venda automática que imprimem bilhetes de metrô.
Veja também as mais lidas do DT
A introdução da emissão de bilhetes por SMS oferece uma prévia da Exposição Mundial, que está acontecendo em Milão neste verão europeu. A ATM estima que a cidade será visitada por 20 milhões de pessoas durante um período de cinco meses. O uso dos bilhetes por SMS garantirá uma experiência simples de ida e volta ao evento.
“Os clientes adoram a facilidade e a acessibilidade da emissão de bilhetes por SMS, que acaba com a necessidade de se ter o troco certo”, disse Roberto Andreoli, diretor de TI da ATM.