Treinamento dos franqueados: entenda como ele contribui para o sucesso da sua rede

Continua depois da publicidade

Por Henrique Mol*

Um dos motivos que mais levam os brasileiros a investirem em uma franquia é o modelo de gestão já preestabelecido e a transmissão deknow how da franqueadora para os franqueados. De fato, esses são fatores importantíssimos para o sucesso do negócio e só surtirão os efeitos esperados se o treinamento for eficaz.

O plano de treinamento de qualquer empresa, principalmente das franquias, deve ser elaborado com cautela, abordando os temas mais importantes para o seu negócio. Isso implica pensar não somente no conteúdo, mas também, em qual metodologia usar, através de qual meio e o tempo gasto para a conclusão dos cursos. De nada adianta planejar um curso completíssimo, mas que vai demandar tempo demais e que ninguém conseguirá completar.

Veja também as mais lidas do DT

O que muita gente não sabe é que o treinamento deve ser constante e não só apenas na abertura do negócio. É errado pensar que a responsabilidade da franqueadora termina no momento de inauguração da nova loja. Claro que o treinamento inicial é o mais importante, já que ele apresenta ao novo franqueado o padrão estabelecido, os valores e a cultura da empresa. Porém, ele não deve ser o único! As palestras, cursos e treinamentos devem ser ofertados a cada nova franquia e sempre que houver demanda de um novo serviço ou produto. Modelos de negócios de sucesso têm planos de treinamentos que acompanham as mudanças do mercado e da economia, mantendo a competitividade da empresa.

Na Encontre Sua Viagem (https://encontresuaviagem.com.br/), por exemplo, temos mais de 450 franqueados espalhados por todo o país e, apesar disso, ainda conseguimos manter, de forma organizada e eficaz, nossos treinamentos. Desenvolvemos uma ferramenta on-line para a capacitação, chamada “academia”. Lá disponibilizamos cursos à distância, para que nossos franqueados aprendam a dominar todas as plataformas que usamos no dia a dia, como programas de emissão de passagens aéreas, reservas de hotéis, sistemas de cotação, entre outros. No fim dos cursos é emitido um certificado e, somente após isso, eles podem começar a trabalhar sozinhos.

Além disso, entendemos que o crescimento e o sucesso de nossos franqueados está diretamente ligado ao suporte oferecido, principalmente pela equipe de funcionários internos. Buscamos recrutar os melhores profissionais do mercado, com processos seletivos rigorosos e capacitação contínua dos nossos colaboradores. Eles estão aptos para dar todo o suporte e orientação necessária, em qualquer tipo de situação, mesmo as mais complexas.

Esse cuidado é importante porque, mesmo com a franca expansão da marca, desejamos aprimorar e, na pior das hipóteses, manter a qualidade de nossos serviços. Foi através do bom atendimento que conseguimos crescer e galgar a posição que conquistamos no mercado.

Por esses tantos motivos, acredito que todo empreendedor que deseja sobreviver no mercado deve treinar seus funcionários e franqueados. Não encare isso como uma despesa a mais, mas sim, como um investimento. Não há como fugir disso! Em algumas áreas, profissionais capacitados estão em extinção, por isso, formar o seu colaborador pode ser crucial. É algo que só trará benefícios! Você ficará feliz por ter funcionários bem treinados e, por outro lado, seus empregados trabalharão em uma empresa que investe neles.

Lembre-se que o bom atendimento é um fator muito importante na hora da decisão da compra e pode fazer com que seu cliente te troque pelo concorrente.

Henrique Mol é especialista em turismo e sócio-fundador da Encontre Sua Viagem, franquia de turismo.

Sobre a Encontre Sua Viagem:

www.encontresuaviagem.com.br / 31 3115 9132

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade