Entrevista publicada originalmente em 23 de setembro
DIÁRIO – O Ministério do Turismo do Uruguai possui um Programa de Apoio ao Setor Turístico junto à linha de financiamento do BID. Quais são os principais projetos ou ações que utilizam-se deste canal de financiamento?
BENJAMIN LIBEROFF – O programa de Apoio ao Setor Turístico (Programa BID MINTURD) tem como objetivo contribuir com a geração de lucros, ingresos e empregos nas áreas beneficiarias do Corredor del Río Uruguay e destinos associados.
Veja também as mais lidas do DT
Pretende captar novos segmentos de demanda, através de productos náuticos, articulados com atrativos naturais e histórico-culturais, como propostas de ecoturismo, turismo cultural, gastronomía, turismo de aventura, turismo esportivo e turismo rural.
O programa está estruturado em três componentes: valorização turística do Corredor del Río Uruguay e destinos associados; apoio ao empreendedorismo e ao investimento turístico; estabelecimento de um modelo de gestão integral para o Corredor del Río Uruguay e destinos associados.
DIÁRIO – Vocês possuem um prêmio denominado “Pueblo Turístico”. Este prêmio é destinado a empresas? Qual é o objetivo deste prêmio?
BENJAMIN LIBEROFF O premio Pueblo Turístico instaurado pelo Ministério do Turismo em 2013 é um chamado à promoção de projetos de desenvolvimento local, que incentiva a inovação e a diverisificação da oferta turística, buscando aproveitar e valorizar os atributos ambientais locais e dos entornos, focado no desenvolvimento sustentável para locais com até 3 mil habitantes.
O objetivo é desenvolver incentivos para que estas localidades se integrem à oferta turística do país, promovendo o avanço local a partir de propostas turísticas, melhoras na infraestrutura e maiores apostas na promoção.
Em 2013, o projeto “Encuentro Mágico con el Pasado y el Presente Industrial de Conchillas” ganhou o premio. O local se encontra na costa oeste de Colonia.
Em 2014 foi o projeto “Descubrí Santa Catalina” que ganhou o premio. O projeto realiza a renovação e restauração do edificio da antiga estação da ferrovia, de grande valor local. Os idealizadores esperam utilizar o salão principal para a recepção de turistas e residentes, oferecendo-lhes um ambiente para descansar.
O Pueblo Santa Catalina está localizado ao sudeste de Soriano, a 85 km de sua capital, a cidade de Mercedes. Suas origens estão ligadas à chegada da ferrovia na capital e à construção da estação no km 206, no início do século XX.
DIÁRIO – O site do Ministério do Turismo do Uruguay apresenta seções em que se pode acompanhar os dados dos setores turísticos do país. Isso torna a prestação de contas mais transparente? Vocês possuem conta satélite?
BENJAMIN LIBEROFF – As primeiras ações encaminhadas à implementação da conta satélite de turismo no Uruguai se conduziram a partir de 2006, quando as áreas técnicas da Unidade Coordenadora Setorial do Turismo firmou um convenio de cooperação técnica interinstitucional.
No Uruguai participam na CST: O Ministério do Turismo, o Banco Central do Uruguai, o Instituto Nacional de Estatísticas, a Direção Nacional de Migração, a Câmara Uruguaia de Turismo, entre outros.
A conta satélite de turismo permite medir, entre outros indicadores, a contribuição do turismo para o PIB; a posição do turismo em comparação com outros setores económicos; empregos diretos e indiretos gerados pelo turismo; o investimento público e privado na atividade turística; e a arrecadação de impostos gerados pela atividade turística.
O Ministério do Turismo conta com a área de Investigação & Estatística (I&E), que o representa ante o Sistema Estatístico Nacional (SEN). Neste sentido, as estatísticas producidas pelo I&E são oficiais e atestadas pelo Instituto Nacional de Estatística.
Além disso, de acordo com a lei, é responsabilidade do Ministério realizar estudos sobre a demanda e oferta turística. Estes estudos são publicados trimestralmente no site mintur.gub.uy.