REDAÇÃO DO DIÁRIO
O artigo do jornalista Fábio Steinberg, O TripAdvisor é Confiável? Mais ou Menos! – publicado na última segunda-feira (3) no DIÁRIO DO TURISMO em que ele questiona a isenção do site ao apontar preferências de hospedagem, fez com que o site enviasse ao DT um email contestando o texto.
A nota do site afirma que o TripAdvisor é uma plataforma independente e imparcial em que a comunidade de viajantes pode compartilhar as experiências, tanto boas quanto ruins. “É como o site começou e permanece até hoje”.
Veja também as mais lidas do DT
“Ao contrário do descrito no texto de Fábio Steinberg, fatores comerciais — sejam eles relacionados à receita, assinaturas ou tráfico (SIC) de consumidores— não têm qualquer influência nos rankings, prêmios ou reconhecimentos do TripAdvisor”, afirmam.
Ao final, adiantam que se orgulham de sua independência como um site, e mantém no TripAdvisor uma barreira firme entre as equipes de vendas e de conteúdo ao viajante. “Dessa forma, quando viajantes vêem um hotel, restaurante ou atração que está como número 1 no Ranking de Popularidade no TripAdvisor, eles podem ficar seguros de que isso é baseado puramente na qualidade, quantidade e data das avaliações e notas que aquele estabelecimento recebeu, e nada mais”.
O texto é assinado pela TripAdvisor.
O jornalista Fábio, no entanto, ao ser ouvido pelo DT afirmou que seu texto não questiona a independência ou isenção do TripAdvisor, mas sim a metodologia que ele utiliza. “O método que eles utilizam para balizar os empreendimentos induz ao erro e a escolha equivocada de hotel”, diz.