Trump anuncia saída dos EUA do Tratado de Céus Abertos

O governo americano anunciou ontem a retirada dos EUA do Tratado de Céus Abertos, acordo firmado há quase três décadas com a intenção de reduzir o risco de uma guerra entre a Rússia e o Ocidente.

Dow Jones Newswires

Autoridades dos EUA devem notificar países aliadas, com aviso prévio de seis meses, da saída dos EUA do tratado, assinado em 1992, que permite aos signatários realizar voos de reconhecimento sobre territórios uns dos outros, reforçando a confiança de que nenhum ataque está sendo planejado.

“A Rússia não aderiu ao tratado. Então, enquanto eles não aderirem, ficaremos de fora”, disse Trump ontem. “Mas há uma chance muito boa de assinarmos um novo acordo ou fazer algo para retomar esse acordo.”

Trump não deu detalhes sobre um possível novo acordo com a Rússia, mas disse que Washington e Moscou têm uma relação forte.

A decisão acontece um ano depois de Trump abandonar o Tratado sobre Armas Nucleares de Alcance Intermediário (INF, na sigla em inglês), em vigor desde 1988. À época, Washington alegou que a Rússia estava violando o tratado.

Autoridades e alguns congressistas americanos há muito dizem que Moscou usa o Acordo de Céus Abertos para espionar instalações dos EUA, enquanto restringe o acesso de voos ocidentais sobre território russo. Dizem também que tecnologias de satélites comerciais fornecem aos europeus uma alternativa para se assegurarem contra risco de ataques.

Os 34 países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), outras nações europeias e ex-repúblicas soviéticas fazem parte do acordo, que entrou em vigor em 2002.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que anos do que ele classificou de violações pela Rússia enfraqueceram o acordo. A Rússia “transformou o acordo em arma ao torná-lo um instrumento de intimidação e ameaças.”. Pompeo citou a recusa do governo russo de conceder acesso a regiões separatistas que ele controla na ex-república soviética da Geórgia e na península ucraniana da Crimeia, que Moscou anexou em 2014.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


    Mais recentes

    Governo do Guarujá refuta erro em notícia que anuncia restrição hoteleira após reclassificação do Plano SP

    Conforme anunciado pelo Governo de São Paulo e veiculado pelo DIÁRIO, no último dia 30 de novembro, o poder público estadual fez uma reclassificação...

    Com protocolos minuciosos, Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas é aberta aos participantes

    Para o idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, cuidado com a saúde e expansão da tecnologia são conquistas das feiras neste período POR ZAQUEU...

    Azul apresenta sua aeronave Ararinha Azul, em Viracopos (Veja Vídeo)

    A aeronave Ararinha Azul da Azul Linhas Aéreas foi apresentada nesta quinta-feira (3) em Viracopos no centro de manutenção da companhia, ao lado do...

    Em solenidade de abertura, 15º Festival das Cataratas destaca a retomada do turismo no Brasil

    “Estamos no momento da retomada, da esperança”, afirmou o idealizador e organizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli POR ZAQUEU RODRIGUES O Festival de Turismo das...

    Ministério do Turismo informa que Caixa Econômica inicia operações com recursos do Fungetur

    O Ministério do Turismo acaba de informar em nota que o Fundo Geral do Turismo (Fungetur) ganhou um importante reforço agora com a Caixa...

    Arquitetos e historiadores apoiam abaixo-assinado contra privatização do Ginásio do Ibirapuera

    Um abaixo-assinado contra o Projeto de Concessão do Governo do Estado para os equipamentos do Ginásio do Ibirapuera e do Conjunto Desportivo "Constâncio Vaz...

    Relacionadas

    Open chat