Segmentos de hospedagem e alimentação geraram, juntos, mais de 80% dos empregos do setor no período
Edição DIÁRIO com agências
O turismo brasileiro gerou mais de 38 mil empregos formais em setembro de 2021. O número foi revelado pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.
O índice representa cerca de 12,5% do total de vagas criadas em todo o país (313.902) no período. O destaque vai para os segmentos de hospedagem e alimentação que, juntos, geraram mais de 80% dos empregos do setor.
Veja também as mais lidas do DT
“Com o retorno da procura dos brasileiros por viajar, estamos vendo um mercado cada vez mais aquecido e com potencial para a geração de emprego e desenvolvimento”, diz o ministro do Turismo Gilson Machado Neto.
O levantamento mostra que o Sudeste e o Nordeste foram os que mais geraram empregos em setembro: 20,3 mil e 8,1 mil, respectivamente. Juntos, eles são responsáveis por mais da metade do total de ocupações no setor. Nas duas regiões os setores de hospedagens e alimentação foram os responsáveis por puxar a alta no mês.
O Novo Caged, criado em janeiro de 2020, gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web.