Voos domésticos cresceram em setembro, aponta ANAC

Continua depois da publicidade

Demanda e oferta apresentaram redução de 17% na comparação com dados de 2019. Número de passageiros transportados no mercado doméstico representa 75% do total aferido dois anos antes

Edição DIÁRIO com agências 

Segundo informações recém-divulgadas pela ANAC, a demanda e a oferta de voos no mercado doméstico estão próximas ao patamar do período pré-pandemia.

Veja também as mais lidas do DT

Os indicadores aferidos no mês de setembro deste ano apresentaram retração de 17% na comparação com dados de 2019.

Durante todo o mês de setembro deste ano foram embarcados mais de 5,8 milhões de passageiros no mercado doméstico. O número corresponde a 75% do total de embarques em igual período de 2019. No acumulado do ano foram 41 milhões de passageiros: redução de 40,6% na comparação com dois anos antes.

O volume de cargas e correio pago transportados pelas companhias aéreas no mês de setembro dentro do país, chegou a 32,5 mil toneladas, número 9,7% menor do total registrado em igual período de 2019.

Veja a comparação no quadro abaixo

Mercado internacional

Embora alguns países já tenham reaberto suas fronteiras para o turismo internacional, os indicadores do mercado estrangeiro permanecem sob influência da forte retração registrada nos últimos meses.

A demanda de passageiros em setembro foi 73,6% menor do que o valor registrado no mesmo mês de 2019. Na comparação com igual período, a queda na oferta por voos foi de 61,6%.

Já no transporte de carga e correio pago, o crescimento foi 24% no mês de setembro em comparação com dois anos antes, resultando um volume total de 81.818 toneladas transportadas. No acumulado dos nove meses do ano, a alta no indicador foi de aproximadamente 14% frente aos dados de 2019.

A comparação dos indicadores apresentados com o mesmo período de 2019 tem sido realizada desta forma, considerando que, há dois anos, a aviação não estava sob impacto da pandemia causada pela Covid-19, que tem afetado o transporte aéreo há pelo menos 18 meses.

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade