‘Turismo de Raízes: Origens e Destinos’ será tema do 8º Expo Fórum Visite São Paulo

Continua depois da publicidade

O Visite São Paulo Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), anunciou na manhã desta terça-feira (19), detalhes da 8ª edição do Expo Fórum Visite São Paulo, agendado para 3 de dezembro de 2024, no WTC Events Center.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Com o tema “Turismo de Raízes: Origens e Destinos”, o evento objetiva atrair visitantes e viajantes descendentes das nações que escolheram a cidade de São Paulo e do estado para viver: italianos, alemães, japoneses, libaneses e outras etnias que contribuíram para a formação cultural de nossa terra.

Veja também as mais lidas do DT

A cidade de São Paulo é frequentemente chamada de “cidade dos imigrantes”, e portanto, um verdadeiro mosaico cultural que reflete a diversidade de povos que aqui se estabeleceram ao longo dos séculos. Desde o final do século XIX, a cidade tem sido o destino de milhões de imigrantes provenientes de diversas partes do mundo, contribuindo significativamente para sua riqueza cultural e desenvolvimento econômico.

Roberto de Lucena, Secretário de turismo do estado de São Paulo.
Roberto de Lucena, Secretário de turismo do estado de São Paulo. (Foto: Felipe Maresca/DT)

Dados

De acordo com dados do Sistema Nacional de Registro de Estrangeiros (SINCRE), em junho de 2019, o município de São Paulo registrava aproximadamente 361.201 imigrantes, representando cerca de 3% da população total da cidade

Esses números evidenciam a importância da imigração na composição demográfica paulistana.

A cidade abriga comunidades expressivas de italianos, portugueses, espanhóis, japoneses, árabes, africanos, entre outros. Estima-se que cerca de 6 milhões de habitantes tenham ascendência italiana, tornando São Paulo a cidade com a maior população de descendentes de italianos fora da Itália

Vender o destino no mercado internacional

“A principal proposta desta edição é convidar as pessoas a conhecer o impacto que a imigração de seus antepassados trouxe para São Paulo e como podemos posicionar e vender o destino no mercado internacional”, afirmou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo.

O presidente do VSPCB, Toni Sando, afirmou que “o Expo Fórum é um evento multisetorial” e que a entidade “tem como objetivo falar de negócios para São Paulo, já que reúne um grande grupo de empresários do setor de turismo e eventos”.

O diretor de Marketing e Inovação do VSPCB, Fabio Zelenski, destacou que a ideia da entidade, ao propor um debate sobre turismo de raiz, também é a de oferecer um caminho inverso, que é “trazer visitantes de países que enviaram imigrantes para conhecerem o impacto de suas culturas em São Paulo”.

Toni Sando, presidente executivo do SPCVB, durante apresentação sobre o expo fórum 2024 (Foto: Felipe Maresca/DT)
Toni Sando, presidente executivo do VSPCV, durante apresentação sobre o expo fórum 2024 (Foto: Felipe Maresca/DT)

A programação do Expo Fórum abordará segmentos turísticos em ascensão, como rotas do vinho, turismo para crianças e família, turismo para a terceira idade e turismo ferroviário. Confira os destaques da programação:

  • 9h00: Abertura com Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo.
  • 9h30: “Turismo no Estado de São Paulo: Desafios e Oportunidades”, com Roberto de Lucena.
  • 10h05: “Descarbonização e Neutralização de Carbono no Setor de Turismo e Eventos”.
  • 10h55: “Panorama da Aviação”, com Jurema Monteiro, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).
  • 11h30: “Turismo de Raízes”, com Checo Aoki, jornalista libanês Kallen Mahansen e Mirian Luigio.

Após o encerramento, os participantes inscritos poderão participar de uma capacitação sobre turismo de raízes. O evento também contará com a presença de expositores da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

As inscrições podem ser feitas pelo link

Saiba Mais

Para atender às necessidades da população de imigrantes, a Prefeitura de São Paulo implementou políticas públicas específicas. A Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), é responsável por articular ações que promovam a integração e garantam os direitos dos imigrantes

Além disso, o Plano Municipal de Políticas para Imigrantes estabelece diretrizes e metas para a inclusão social, acesso a serviços públicos e promoção do trabalho decente para a população imigrante. Diversas secretarias municipais, como a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), colaboram na implementação dessas políticas

O processo migratório para São Paulo é facilitado por uma série de serviços e programas que visam acolher e integrar os imigrantes. A cidade oferece centros de acolhimento específicos, como o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), que fornece suporte jurídico, social e psicológico, além de orientação sobre regularização migratória e inserção no mercado de trabalho.

A diversidade cultural resultante da imigração enriquece a vida paulistana, manifestando-se na gastronomia, nas artes, nas festividades e no cotidiano da cidade. São Paulo continua a ser um destino acolhedor para aqueles que buscam novas oportunidades, mantendo viva sua tradição de cidade dos imigrantes. (REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias de imprensa da Prefeitura Municipal de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo)

LEIA TAMBÉM:

Hackathon 2024: Visite São Paulo Convention Bureau anuncia os ganhadores

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade