Turismo de São Paulo propõe zerar déficit de empregos da pandemia em 2022

Continua depois da publicidade

Dados do Caged mostram que, até o momento, já foram gerados 61,6 mil empregos diretos no turismo de São Paulo

O déficit de empregos gerado pela pandemia de coronavírus foi avassalador em todos os setores. O turismo foi um dos mais afetados.

Para sanar os danos, que ainda são visíveis, o turismo de São Paulo propõe suprir essa demanda ainda no mês de outubro. Mas as expectativas se ampliam ainda mais até o final de 2022.

Veja também as mais lidas do DT

Em 2020, o turismo paulista precisou fechar 128 mil postos de trabalho nos primeiros meses da pandemia. O impacto foi gigantesco e imediato.

Já em 2021, houve a recuperação de mais de 60 mil empregos. Os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que até setembro deste ano já foram criados mais 61,6 mil empregos.

Atualmente, o turismo é o terceiro setor em geração de emprego no Estado, atrás apenas da indústria e construção civil.

Saldo positivo em São Paulo

Os 6.000 empregos que restam para zerar o déficit causado pela Covid-19 equivalem à média de geração de empregos do setor nos últimos meses.

Em setembro, o turismo paulista teve um saldo positivo de 5.861 postos formais de trabalho. Em agosto, havia sido 6.621 novos empregos.

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz pontua quais são as expectativas para o segmento.

“O setor tem se recuperado de forma consistente ao longo dos meses. Vamos recuperar todos os postos de trabalho perdidos na pandemia e continuar crescendo. O turismo é um setor fundamental para o crescimento econômico e geração de emprego em São Paulo e em todo o país”, afirma.

Segundo a Secretaria de Turismo e Viagens, o intuito é que o setor bata o recorde de geração de emprego em 2022.

A projeção da pasta consiste em abrir mais de 80 mil vagas formais no ano, um aumento de 25% em relação aos 65 mil empregos previstos no início do ano.

A retomada do turismo já supera em diversos aspectos o período pré-pandemia. A movimentação turística paulista em 2022 terá um crescimento de 1,3% na comparação com 2019. A projeção é feita pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências – CS

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade