Economia do visitante – esforço do turismo paulista coloca destinos e produtos na cesta do consumidor 

Continua depois da publicidade

A ‘Economia do Visitante’, foi o tema da apresentação do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, nesta terça-feira (13), na Equipotel

Dos nichos religioso, esportivo, de natureza, praias, parques temáticos e naturais a distritos turísticos, a atividade turística em terras paulistas sinaliza a possibilidade de conquistar novos adeptos e bolsos. Objetivo é gerir junto com setor privado metas já incorporadas pela gestão pública e pelos aportes em infraestrutura no Estado.

A ‘Economia do Visitante’, tema da apresentação do secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz trouxe alento ao público da 59ª. Equipotel – edição aberta nesta terça-feira (13) e que se realiza até a próxima 6ª. Feira (16), no SP Expo, na capital paulista. O titular da pasta do turismo paulista destacou o potencial e a diversidade da oferta das regiões do estado e projetou o crescimento para os próximos 7 anos (2023/2030)

Veja também as mais lidas do DT

Conforme Lummertz, a ocupação hoteleira em São Paulo já encosta nos índices de 2019, ano antes da pandemia: no Estado 61,84%, que representa apenas 1,4% abaixo do registrado há três anos e 68,2% na Capital, que era de 69% antes do afastamento social. E ainda merecem destaque, de acordo com o levantamento apresentado, a criação de 3 mil novas empresas no setor de turismo paulista, no primeiro semestre deste ano, praticamente batendo a marca de 2019 e a criação de quase 50 mil novos empregos – de janeiro a julho do atual exercício, que representou 30.492 novos postos de trabalho de 2019 a 2022.

Para o secretário, o consumidor começa a direcionar seu radar para viagens, destinos e produtos turísticos, em detrimento de bens duráveis. Um movimento que já é pontuado pelas novas gerações. No entender de Lummertz essa perspectiva está em linha com os novos investimentos e a gestão pública que assinala importância no para um setor que projeta aumento no PIB de R$ 220 bilhões, em 2019 para R$ 330 bilhões, em 2030.

“É inadmissível um empreendimento pagar por um lote de televisor ou de frigobar com a mesma carga tributária que o consumidor doméstico paga por uma unidade do mesmo item”, acentua Lummertz.

A ofensiva para redução de impostos é uma das pedras fundamentais para consolidar as metas, a exemplo da redução do ICMS no combustível da aviação comercial, de 25% para 12% e outras investidas sobre tributos que oneram o turismo. “Para viabilizar o produto hoteleiro por exemplo, é inadmissível um empreendimento pagar por um lote de televisor ou de frigobar com a mesma carga tributária que o consumidor doméstico paga por uma unidade do mesmo item”, acentua Lummertz.

Providências como construção de estradas, facilitando o acesso a destinos e atrativos turísticos, despoluição do Rio Pinheiros – na capital paulista e a estruturação de novos nichos e revitalização de ofertas distribuídas pelo Estado de São Paulo complementam o viés empreendedor da esfera oficial em conjunto com a iniciativa privada. Outro ponto defendido pelo secretário do turismo paulista diz respeito ao modelo adotado pelo agrobusiness, que internacionalizou toda a sua cadeia produtiva, o que pode ser replicado para o setor das viagens.

Por Cecília Fazzini, jornalista colaboradora do DIÁRIO

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade