O turismo internacional na fronteira cresceu no 1º semestre e de janeiro a junho deste ano, Foz do Iguaçu recebeu quase 300 mil estrangeiros da América do Sul, América do Norte e Europa
Foz do Iguaçu, a cada mês que se distancia da pandemia, mais o turismo na cidade mostra a sua força. Com a retomada do setor no ano passado, 2023 tem tudo para ser ainda melhor. Inclusive, os números já são animadores.
Isso porque, em comparação a 2022, os dados do Parque Nacional do Iguaçu (principal indicador de visitação da cidade), mostram um aumento de quase 55% no número total de visitantes. Além de mais de 70% na visitação de estrangeiros no primeiro semestre de 2023.
Inclusive, de acordo com os dados divulgados pelo Observatório do Turismo em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo Foz do Iguaçu, de janeiro a junho deste ano, as Cataratas do Iguaçu receberam mais de 855 mil turistas. Sendo quase 300 mil estrangeiros.
Já no mesmo período do ano anterior, cerca de 555 mil pessoas visitaram o Parque Nacional, uma vez que 172 mil visitantes eram de outros países.
Turismo internacional na fronteira cresce: veja os principais visitantes
Depois dos brasileiros, quem mais visita a Terra das Cataratas são argentinos, paraguaios, estadunidenses, franceses, alemães e chineses.
Já entre os estados brasileiros, o destaque fica entre os paranaenses, paulistas, catarinenses e gaúchos.
Veja também as mais lidas do DT
Captar eventos também atrai turistas internacionais
Além disso, a captação dos eventos internacionais é um dos fatores que vem contribuindo com o crescimento de visitantes estrangeiros na cidade.
“Estamos com várias ações no mercado, como promoção do destino, processos de captação e eventos fechados em andamento. O setor de turismo e de eventos tem pressa nesta retomada. Nós já sentimos os efeitos positivos”, disse o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez.
Parâmetro nacional
De janeiro a maio de 2023, o Brasil recebeu quase 3 milhões de turistas estrangeiros, mais que o dobro do mesmo período de 2022.
Além disso, essas visitas movimentaram cerca de R$13 bilhões na economia. O número de estrangeiros também representa mais do que o dobro do mesmo período do ano passado.
Segundo dados da Embratur, o valor é o maior de uma série histórica, que começou em 1998, e indica um crescimento do turismo internacional em 2023.
Inclusive, os vizinhos argentinos são os que mais desembarcaram no país em 2023. Em seguida, estão os estadunidenses, paraguaios, chilenos e uruguaios.
Para saber mais, acesse o site oficial do Visit Iguassu.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.