Turismo pet friendly não é turismo de exploração animal!

Continua depois da publicidade

O turismo pet friendly ainda é relativamente novo aqui no Brasil, e nem sempre é totalmente compreendido. Portanto, é importante termos clareza do que é turismo pet friendly, e do que é turismo de exploração animal.

por Sharlene Irente* (publicado dia 16 de março)


Turismo pet friendly é consciente e responsável. O turismo de exploração animal é cruel, brega e antiético.

Veja também as mais lidas do DT

O turismo com animais pode ser inofensivo e muito legal, como por exemplo a birdwatching, prática de observação de aves, praticada com as aves livres em seu habitat natural. Ao visitar um parque nacional, ou uma área de preservação, você poderá observar animais em seu habitat exercendo comportamentos naturais, com deve ser.

Um cenário diferente são os locais que mantém animais silvestres em cativeiro apenas para entretenimento do público.

Não estou falando aqui sobre os Zoológicos e Aquários, que possuem uma função bastante importante na preservação das espécies, e em geral abrigam animais resgatados e que não podem ser inseridos na natureza, além de estudos e trabalhos educativos. Nestes casos o entretenimento gerado ao público, além de função social de educação e preservação, gera renda, através dos ingressos cobrados, que são utilizados para mantém o local e o atendimento aos animais. 

Turismo pet friendly é consciente e responsável. O turismo de exploração animal é cruel, brega e antiético.

Quando digo que o turismo com animais é cruel, me refiro a situações como espetáculos circenses (sim, ainda existem em alguns países), ursos que dançam, show de baleias, nadar com golfinhos, montar em elefantes, e outras situações onde o animal é utilizado para divertir os turistas. 

Nestas situações os animais são frequentemente dopados, para que sejam mansos e permitam a interação. E além de serem e privados de exercer comportamentos naturais da sua espécie, afinal os comportamentos naturais não incluem o contato com humanos, muito menos uma selfie, não é?

Oportunidade de exercer comportamentos naturais da espécie é um item fundamental para o bem-estar de qualquer animal, seja ele doméstico ou silvestre. Quando nos referimos a cães e gatos, que são animais domesticados e que convivem conosco há mais de 14 mil anos, seus comportamentos naturais incluem a convivência com os humanos, mas os silvestres não.

“Se é possível montar, abraçar ou tirar uma selfie com um animal silvestre, é provável que ele esteja sofrendo.”

Fonte: site World Animal Protection

Se um atrativo te oferece a oportunidade de acariciar um bicho-preguiça, segurar uma cobra, tirar selfie com um tigre, montar elefantes, com os botos ou coisas do tipo, muito provavelmente este atrativo não é muito é nada amigo dos animais.

Para fotos lindas fotografe animais livres e felizes, certamente a lembrança será muito ais gostosa.

Antes de deixar o seu dinheiro, e correr o risco de estar financiando exploração animal, pesquise sobre os locais que pretende visitar.

Se algum amigo te chamar para nadar com golfinhos ou tirar selfie com um tigre, recuse. Explique o motivo, mostre a ele o quanto isso é cruel. Talvez ele nunca tenha pensado nisso, não julgue, conscientize.

Não alimente animais silvestres

Alimentar animais silvestres é prejudicial a eles de várias formas. Dar pão, bolachas e alimentos industrializados é inadequado porque o organismo deles não é preparado para receber este tipo de alimento.

Oferecer alimentos naturais, como frutas, também pode ser prejudicial, pois podem estar contaminadas com agrotóxicos e até mesmo porque contêm nossa saliva, que podem transmitir doenças aos animais silvestres.

Outro fator muito relevante é que oferecer alimentos causa modificação nos comportamentos naturais, fazendo com que os animais se aproximem dos humanos, o que não é nada seguro.

Caça nem pensar

Apesar das recentes discussões sobre caça no país, ao meu ver é um item que nem deve ser cogitado. Infelizmente existem países onde a caça é legalizada, e em todos existe a caça ilegal. Sim até mesmo aqui no Brasil.

Não preciso nem dizer que isso não tem nada de friendly né?

Turismo pet friendly

O turismo pet friendly é direcionado a tutores que viajam com seus pets, ou seja, os animais domésticos. São destinos e serviços direcionados às famílias multiespécie, com planejamento adequado para atender as necessidades dos humanos e dos peludos. 

As dinâmicas sociais se alteram ao longo do tempo, as famílias não são mais como eram há 100 anos. Hoje, e cada vez mais, as famílias são compostas por membros de diferentes espécies, na qual existe um vinculo afetivo que transforma esse grupo em uma família.

O turismo pet friendly atende as famílias multiespécies
Foto: Vanessa Sallesaro

O Direito já compreenda estas nuances familiares, e a Vara da Família já lida com diversos casos envolvendo animais de estimação. A Psicologia também compreende a importância dos membros não humanos e sua relevância nas famílias.

Apesar de ter um dos maiores mercados pets do mundo, com um crescimento de 27% em 2021, o Brasil ainda engatinha quando falamos de turismo pet friendly.

É necessário que o trade de turismo, desde a gestão de grandes empresas até os agentes e pequenos empreendedores locais, criem estratégias e se capacitem para atender a esta demanda.

Vivemos em um país de desigualdades, e isso infelizmente não é diferente para os animais. Apesar do grande crescimento e enorme faturamento do setor, o nosso país também tem uma dos maiores índices de animais abandonados do mundo. Importante citarmos como o problema dos animais abandonados, além de cruel, também impacta no turismo. Veja nesta matéria algumas reflexões sobre este assunto.

O turismo pet friendly é também uma forma linda de integrar os pets na sociedade, servindo de exemplo para cuidados especiais aos nossos queridos animaizinhos. As pessoas que viajam com seus animais em geral têm uma relação muito próxima e afetiva com eles, e é uma linda forma de mostrar ao mundo que eles também são da família.

A Cãomigo trabalha com turismo pet friendly responsável, para que as pessoas possam viajar com seus animais de forma segura e divertida.

O turismo pet friendly é também um agente de transformação, que promove o respeito e cuidado aos animais.

Quanto mais as pessoas conviverem com animais domésticos sendo amados e bem cuidados, mas isso se tornará natural, é uma questão cultural. Quando as pessoas têm contato mais próximo com os animais elas passam a compreender mais sobre eles, e respeitamos aquilo que conhecemos, amamos aquilo que conhecemos.

O turismo pet friendly é também um agente de transformação, que promove o respeito e cuidado aos animais.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade