(Edição do DT com agências)
Pequenos produtores rurais do município de Jacinto Machado, no extremo sul de Santa Catarina, hoje têm no turismo um caminho para geração de emprego e renda. A iniciativa é fruto de um projeto da prefeitura da cidade e tem como meta impulsionar o fluxo de visitantes na região por meio da produção associada ao turismo. A cidade tem uma área de 1,8 mil campos de futebol ocupada pelo plantio de banana, que as famílias transformam artesanalmente em produtos como geleias, licores, doces, fibras para o artesanato, entre outros produtos típicos que podem ser explorados pelo turismo.
Com cerca de 11 mil habitantes, Jacinto Machado oferece trilhas e opções de ecoturismo e turismo de aventura. O destino pertence à Região dos Caminhos dos Canyons e do Parque Nacional da Serra Geral. A ideia do projeto é aproveitar este potencial e diversificar a oferta de produtos e serviços aos viajantes, explorando, também, a gastronomia regional, com pratos típicos como polenta com galinha e minestra (um tipo de sopa quente que leva feijão ou arroz e massa) como atrativos turísticos da região.
Veja também as mais lidas do DT
A expectativa é que as ações elevem o número de turistas que visitam a cidade de 4 mil, em 2014, para 10 mil em 2016. O MTur conta ainda com um Acordo de Cooperação com o ICMBio para apoiar investimentos em infraestrutura nos Parques Aparados da Serra e Serra Geral. “A concentração dos investimentos na região faz parte de uma estratégia da pasta para o desenvolvimento do turismo local”, diz o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Neusvaldo Lima.
Aline Matias Bernardo, Diretora da Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Jacinto Machado, explica que o projeto está na fase de cursos de capacitação e palestras, com o objetivo de mobilizar produtores e empreendedores locais sobre o potencial do turismo para movimentar a economia local. As próximas fases incluem ações com alunos da rede pública para conscientização turística e criação dos “Defensores dos Canyons” e da associação de produtores da Rota Caminhos dos Canyons.