“Turismo representa uma força viva a serviço da paz”, diz Eduardo Zorzanello na abertura do Festuris 2022

Continua depois da publicidade

A noite desta quinta-feira (3) foi marcada pela cerimônia de abertura do 34º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, realizada no Palácio dos Festivais. Resiliência e capacidade de recuperação foram palavras em comum para definir o momento do setor turístico no mundo.

Durante a cerimônia, a Rossi & Zorzanello e o Sebrae celebraram a parceria para realização do Connection Terroirs do Brasil em maio de 2023. O termo de cooperação foi assinado pelos gestores da empresa e por Cesar Mauricio Samuel do Nascimento, gerente nacional, e Amanda Bonotto Paim, coordenadora de Turismo do Sebrae.

A entrega do Troféu Amigos do Festuris foi mais um dos momentos de emoção e reconhecimento da solenidade. Nove personalidades do turismo e que atuaram no crescimento do evento receberam a distinção.

Veja também as mais lidas do DT

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello ressaltaram força do turismo para a economia

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello destacaram o crescimento e a força do evento desde a sua primeira edição. “São 34 anos que ocupamos este espaço e as emoções se repetem na mesma intensidade, como se fosse nossa primeira manifestação”, afirmou Marta, antes de lembrar o momento que o setor viveu nos dois últimos anos em decorrência da pandemia de Covid-19. Ela citou ainda que o momento é de união de todos em prol do país.

Já Zorzanello disse que esta solenidade é uma “oportunidade que temos de agradecer publicamente a todos aqueles que constroem conosco e que nos ajudam alcançar a excelência nos resultados, a bater metas”.

Hino Nacional na abertura da Festuris 2022 (Foto: DT)
Hino Nacional na abertura da Festuris 2022 (Foto: DT)

Este apoio, segundo ele, possibilitaram que o Festuris reunisse mais de 40 destinos internacionais, além de buyers do Uruguai, Peru, Argentina, Paraguai, Portugal e Estados Unidos. O CEO comemorou, ainda, os resultados do evento, conquistados com o apoio de todos os atores do setor de turismo: crescimento de 16% em relação a 2019; 120% em relação a 2021; 12.500 inscritos antecipadamente; dois pavilhões de feira ocupando 24 mil metros quadrados (pavilhões Araucária e Hortênsias).

Em um segundo momento, Marta lembrou que “a nova economia colocou as pessoas no centro de tudo. Então precisamos ouvir e atender as muitas vozes que clamam por direitos iguais: são mulheres, negros, LGBT+, deficientes físicos. Precisamos olhar o nosso entorno, cruzar nossas fronteiras interiores, nos despir do orgulho e abrir o caminho para o diálogo. Diálogo, é disso que o mundo precisa”. Eduardo complementou que “o turismo representa uma força viva a serviço da paz”.

Autoridades parabenizam trade turístico

O secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, destacou os investimentos do governo do Estado no Turismo nos últimos quatro anos, que somaram R$ 196 milhões. Apontou a importância da iniciativa privada para o desenvolvimento do turismo e citou que nesta quinta-feira foi assinado no Palácio Piratini o contrato de concessão dos parques do Caracol (Canela) e Tainhas (Campos de Cima da Serra) à iniciativa privada, pelo período de 30 anos.

Fábio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, representando o ministro do Turismo, Carlos Brito, conclamou o trade turístico a se unir para ampliar o orçamento da secretaria dentro do Ministério do Turismo no próximo ano.

Reconheceu a necessidade de investimentos, “como na qualificação da mão-de-obra”. Parabenizou o evento pelo seu tamanho e Gramado por sua hospitalidade. “Não vejo este evento sem o apoio do Governo Federal”, frisou.

Governador reeleito, Eduardo Leite, esteve presente

O governador reeleito do RS, Eduardo Leite, disse que fez questão de estar no Festuris para reconhecer a importância do setor para a economia.

“Estou aqui para assumir meu compromisso com o turismo”, afirmou, antes de referir os investimentos do Estado nos últimos quatro anos. E parabenizou o Festuris pelo grande evento que estava começando. “Parabéns pela resiliência e resistência”, ressaltou ele, dirigindo-se aos CEOs da Rossi & Zorzanello, organizadora do evento.

Eduardo Leite, governador reeleito do Rio Grande do Sul, participou e se dirigiu ao público na abertura da Festuris 2022 (Foto: DT)
Eduardo Leite, governador reeleito do Rio Grande do Sul, participou e se dirigiu ao público na abertura da Festuris 2022 (Foto: DT)

Para o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, Gramado, o Festuris é um exemplo da aposta que o município fez no turismo há mais de 50 anos. “Aqui temos pleno emprego graças ao turismo”, apontou Nestor, destacando a força dos migrantes de todo o país que vêm em busca de oportunidades. “Todos são muito importantes. Uma das nossas qualidades é o bem receber”, concluiu.

Nesta sexta-feira (4), a programação do Festuris inicia às 8h30 com o Meeting no Serra Park. Às 13 horas a feira abre para o trade realizar excelentes negócios. Confira a programação completa do evento neste segundo dia.

Leia também:

Eduardo Zorzanello: Festuris 2022 deve impulsionar R$ 360 milhões em novos negócios

EDIÇÃO DO DT com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade