A noite desta quinta-feira (3) foi marcada pela cerimônia de abertura do 34º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, realizada no Palácio dos Festivais. Resiliência e capacidade de recuperação foram palavras em comum para definir o momento do setor turístico no mundo.
Durante a cerimônia, a Rossi & Zorzanello e o Sebrae celebraram a parceria para realização do Connection Terroirs do Brasil em maio de 2023. O termo de cooperação foi assinado pelos gestores da empresa e por Cesar Mauricio Samuel do Nascimento, gerente nacional, e Amanda Bonotto Paim, coordenadora de Turismo do Sebrae.
A entrega do Troféu Amigos do Festuris foi mais um dos momentos de emoção e reconhecimento da solenidade. Nove personalidades do turismo e que atuaram no crescimento do evento receberam a distinção.
Veja também as mais lidas do DT
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello ressaltaram força do turismo para a economia
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello destacaram o crescimento e a força do evento desde a sua primeira edição. “São 34 anos que ocupamos este espaço e as emoções se repetem na mesma intensidade, como se fosse nossa primeira manifestação”, afirmou Marta, antes de lembrar o momento que o setor viveu nos dois últimos anos em decorrência da pandemia de Covid-19. Ela citou ainda que o momento é de união de todos em prol do país.
Já Zorzanello disse que esta solenidade é uma “oportunidade que temos de agradecer publicamente a todos aqueles que constroem conosco e que nos ajudam alcançar a excelência nos resultados, a bater metas”.
Este apoio, segundo ele, possibilitaram que o Festuris reunisse mais de 40 destinos internacionais, além de buyers do Uruguai, Peru, Argentina, Paraguai, Portugal e Estados Unidos. O CEO comemorou, ainda, os resultados do evento, conquistados com o apoio de todos os atores do setor de turismo: crescimento de 16% em relação a 2019; 120% em relação a 2021; 12.500 inscritos antecipadamente; dois pavilhões de feira ocupando 24 mil metros quadrados (pavilhões Araucária e Hortênsias).
Em um segundo momento, Marta lembrou que “a nova economia colocou as pessoas no centro de tudo. Então precisamos ouvir e atender as muitas vozes que clamam por direitos iguais: são mulheres, negros, LGBT+, deficientes físicos. Precisamos olhar o nosso entorno, cruzar nossas fronteiras interiores, nos despir do orgulho e abrir o caminho para o diálogo. Diálogo, é disso que o mundo precisa”. Eduardo complementou que “o turismo representa uma força viva a serviço da paz”.
Autoridades parabenizam trade turístico
O secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, destacou os investimentos do governo do Estado no Turismo nos últimos quatro anos, que somaram R$ 196 milhões. Apontou a importância da iniciativa privada para o desenvolvimento do turismo e citou que nesta quinta-feira foi assinado no Palácio Piratini o contrato de concessão dos parques do Caracol (Canela) e Tainhas (Campos de Cima da Serra) à iniciativa privada, pelo período de 30 anos.
Fábio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, representando o ministro do Turismo, Carlos Brito, conclamou o trade turístico a se unir para ampliar o orçamento da secretaria dentro do Ministério do Turismo no próximo ano.
Reconheceu a necessidade de investimentos, “como na qualificação da mão-de-obra”. Parabenizou o evento pelo seu tamanho e Gramado por sua hospitalidade. “Não vejo este evento sem o apoio do Governo Federal”, frisou.
Governador reeleito, Eduardo Leite, esteve presente
O governador reeleito do RS, Eduardo Leite, disse que fez questão de estar no Festuris para reconhecer a importância do setor para a economia.
“Estou aqui para assumir meu compromisso com o turismo”, afirmou, antes de referir os investimentos do Estado nos últimos quatro anos. E parabenizou o Festuris pelo grande evento que estava começando. “Parabéns pela resiliência e resistência”, ressaltou ele, dirigindo-se aos CEOs da Rossi & Zorzanello, organizadora do evento.
Para o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, Gramado, o Festuris é um exemplo da aposta que o município fez no turismo há mais de 50 anos. “Aqui temos pleno emprego graças ao turismo”, apontou Nestor, destacando a força dos migrantes de todo o país que vêm em busca de oportunidades. “Todos são muito importantes. Uma das nossas qualidades é o bem receber”, concluiu.
Nesta sexta-feira (4), a programação do Festuris inicia às 8h30 com o Meeting no Serra Park. Às 13 horas a feira abre para o trade realizar excelentes negócios. Confira a programação completa do evento neste segundo dia.
Leia também:
Eduardo Zorzanello: Festuris 2022 deve impulsionar R$ 360 milhões em novos negócios
EDIÇÃO DO DT com agências.