Turismo rural é alternativa econômica para pequenas propriedades

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O turismo rural é alternativa econômica e projeto do Ministério do Turismo amplia em 37% a presença de turistas em roteiros turísticos do campo; saiba mais

Entre os roteiros turísticos participantes, todos passaram a receber viajantes, ampliando em 37% o número de turistas que visitam com frequência ou sempre os destinos, passando de 55% antes da participação no projeto para 75%.

Além disso, o turismo é um importante indutor do desenvolvimento sustentável em comunidades rurais do país. É o que revelou uma pesquisa realizada com empreendedores do campo que participaram de projeto do Ministério do Turismo (MTur).

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, ampliou o alcance do projeto Experiências do Brasil Rural, que passa a ser chamado de Experiências do Brasil Original. Abrangendo também comunidades tradicionais do país, diante da capacidade do turismo de diversificar a renda e estimular o desenvolvimento econômico e sustentável na atividade rural.

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“Vamos apoiar e promover o turismo de experiências em comunidades tradicionais do país, alcançando trabalhadores da agricultura familiar, em especial as mulheres, e aqueles que vivem em áreas indígenas e quilombolas. O nosso objetivo é transformar realidades por meio do turismo”, explicou a ministra do Turismo.

“Queremos oferecer oportunidade de crescimento e uma alternativa de renda a essas pessoas, gerando empregos e desenvolvimento social e econômico a partir da atividade turística”, complementou.

Turismo rural é alternativa econômica e novos roteiros estão em seleção

Atualmente, está em andamento o processo de seleção de novos roteiros, sendo dois em áreas indígenas e dois em comunidades quilombolas.

Inclusive, o novo formato do projeto busca garantir mais proteção à vida e à dignidade, principalmente, das mulheres. Isso porque a maior parte dos empreendedores e agricultores que participaram dos projetos, nas duas edições já realizadas, eram mulheres. Sendo 56% na primeira edição e 55% na segunda edição.

Em sua nova versão, ganha o apoio ainda dos ministérios dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial, além da instituição Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ).

Reformulado, o objetivo é preservar culturas e tradições e, ao mesmo tempo, estruturar roteiros turísticos. Com ações que vão desde a capacitação até a promoção de serviços e produtos. A ação também conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Veja outros dados do estudo

Os roteiros foram orientados e implementaram maior diversidade de experiências e serviços como opção para turistas. Ao todo, 41,6% dos roteiros apontaram maior visibilidade após a participação no projeto, bem como passaram a realizar investimento na divulgação e marketing digital.

Entre as melhorias apontadas nos locais que participaram do projeto estão a ampliação da sinalização turística. Inclusive, com apoio de mapas e ações de facilitação do deslocamento.

Além disso, 67% alegaram ter ampliado as vendas dos produtos diretamente para turistas em visita a propriedade. Sete em cada dez empreendimentos e propriedades da agricultura familiar também informaram que o conhecimento adquirido os deixaram mais preparados para atuar no turismo rural.

Os roteiros turísticos selecionados foram acompanhados pela equipe técnica do projeto em atividades de diagnóstico, capacitação e mentorias. Além de oficinas para formatação de experiências turísticas memoráveis, bem como validação e apoio à comercialização.

Nas duas edições do Projeto, participaram 14 roteiros de turismo rural, que envolveram empreendimentos em mais de 40 cidades brasileiras em nove unidades da federação.


EDIÇÃO DO DT (CF) com MTur.

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