sábado, agosto 9, 2025
InícioPolíticas de turismoTurismo Sustentável: MTur apresenta iniciativas de proteção no 10º...

Turismo Sustentável: MTur apresenta iniciativas de proteção no 10º Encontro da Pastoral

O Ministério do Turismo participa do 10º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo, em Brasília (DF), com o objetivo de divulgar ações voltadas para o turismo responsável, com ênfase na proteção de grupos vulneráveis e na promoção da acessibilidade no setor. O evento reúne agentes pastorais de todo o Brasil, com uma programação que inclui momentos de formação, espiritualidade, trocas de experiências e vivência cultural.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

Dentre as iniciativas destacadas, o Ministério promove a divulgação do Código de Conduta Brasil contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma ferramenta de adesão voluntária destinada a orientar profissionais do turismo sobre práticas éticas e seguras no atendimento ao público.

“O turismo se fortalece quando promove dignidade, acessibilidade e proteção. Com isso, estamos criando um setor mais seguro, inclusivo e acolhedor, contribuindo para um Brasil mais justo”, afirmou Cristiane Sampaio, Secretária Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo.

A ação também incluiu a divulgação do Movimento Turismo que Protege, uma iniciativa do Ministério do Turismo que visa sensibilizar a sociedade e o setor para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. Este movimento promove a cultura do cuidado, da denúncia e da mobilização comunitária em defesa da proteção infantojuvenil.

“Queremos um turismo que respeite as pessoas e os territórios. O Código de Conduta e o Movimento Turismo que Protege demonstram que o desenvolvimento e o cuidado podem caminhar juntos”, destacou Carolina Fávero, Coordenadora-Geral de Turismo Sustentável e Responsável do Ministério do Turismo.

Outro ponto importante foi o lançamento do livro “Turismo com Acessibilidade: Perfil do Turista com Deficiência e Diretrizes para Promoção da Acessibilidade”, desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O material traz dados atualizados e orientações práticas para tornar o turismo no Brasil mais inclusivo.

A presença do Ministério no evento reforça o compromisso com os direitos humanos no setor, buscando construir um turismo mais inclusivo, seguro e alinhado à dignidade humana e à valorização da diversidade.

Código de Conduta Brasil

O Movimento Turismo que Protege está alinhado ao Código de Conduta Brasil, uma iniciativa do Ministério do Turismo que visa sensibilizar os prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) para a adoção de práticas preventivas à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A adesão ao Código pode ser feita por meio do site, onde também estão disponíveis um curso EaD, podcasts e o Manual do Multiplicador, que orienta sobre como agir em casos suspeitos e como ampliar o alcance das boas práticas de proteção.

*Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque