Turistas no Marajó se surpreendem com programação e assistem ópera

Continua depois da publicidade

por Paulo Atzingen (De Soure)

A ilha do Marajó é um dos destinos do Pará que atrai por sua forte natureza e sua gastronomia exótica

O casal Ernane Remédios e Cláudia Rodrigues veio para o Marajó com uma programação fechada e já conhecida: conhecer as fazendas marajoaras, tomar um banho no mar doce de Salvaterra, comer o frito marajoara e passear de búfalo. No entanto, a programação foi incrementada no aeroporto de Belém: “Vi a propaganda à caminho da entrega da bagagem e falei para o meu marido. Olha, vai ter ópera no Marajó, vamos?”, lembrou Cláudia. Segundo ela, tanto o enteado quanto o marido toparam, na hora. “Somos de São Luis e valorizamos a cultura regional e clássica. Esta ópera nos passou isso, um misto de regional com o universal”, disse Ernane ao DT após assistir a segunda apresentação do projeto do Banquete Ópera Festival, com a peça Carmen de Georges Bizet.

Veja também as mais lidas do DT

Fazenda São Jerônimo

A soprano Maristela Araújo veio pela primeira vez ao Marajó. Após a brilhante apresentação da ópera bufa La serva Padrona, (leia aqui) estava emocionada “Estou sem palavras. Extremamente emocionada com a força da floresta. Vivemos em contexto de teatro, onde tudo é confortável e temos tudo à mão. Aqui, vivemos o desprendimento. A floresta e a acústica da floresta  me surpreenderam”, afirmou.

Raimundo Brito mostra os passeios disponíveis na fazenda São Jerônimo
Raimundo Brito mostra os passeios disponíveis na fazenda São Jerônimo

O engenheiro mecânico Raimundo Brito, dono da fazenda, aponta para o local entre buritis e pés de açaí onde ele nasceu. “Ali tinha uma casinha, nasci ali. Depois fui para o Rio de Janeiro, depois Santos, voltei para Belém, tive meus três filhos e há 32 anos, como por encanto, comprei esta terra do fazendeiro João Dário. Nem sabia que tinha praia”, afirmou Raimundo.

O experiente marajoara foi o responsável pela engenharia nativa das passarelas, dos palcos e da arquibancada, todas construídas obedecendo práticas de uso e manejo racional dos materiais da natureza. Raimundo é pai de Kátia Brito, a diretora artística da Ópera Banquete.

Reconhecida nacional e internacionalmente como um local único para a prática do turismo ecológico, a São Jerônimo recebeu três estrelas no Guia 4 Rodas e o Certificado de Excelência  na TripAdvisor.

Serviço:

Fazenda São Jerônimo

Endereço: Rod. Soure-Pesqueiro, km 3 – Tucumanduba, Soure, Ilha do Marajó, Pará, Brasil
Número de telefone: (91) 3741-2093
* O jornalista Paulo Atzingen viajou para o Marajó a convite da Secretaria de Turismo do Estado do Pará
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade