As pontes, além de estruturas com o claro objetivo de prover o deslocamento de pessoas e mercadorias, conseguem unir regiões, países e até culturas diferentes.
Independente dos motivos, as pontes se tornaram essenciais para o desenvolvimento de muitos destinos e esse tipo de construção se transformou num perfeito atrativo turístico, gerando grande encanto aos visitantes. O segundo artigo de Reginaldo Marinho sobre o tema faz um apanhado de algumas dessas estruturas modernas ao mesmo tempo que lança um pedido ao governo da Paraíba, confira:
Ponte Hercílio Luz
Comecemos pela ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, inaugurada em 1926, ela completa 98 anos de construída. É a maior ponte pênsil do Brasil com 821 metros de comprimento, ela tem o maior vão livre de 339 metros, sendo o emblema mais importante do Estado de Santa Catarina.
Ela foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan em 05 de agosto de 1998.
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A Ponte Hercílio Luz foi idealizada pelo político catarinense que lhe deu o nome, que faleceu antes da conclusão da obra, e foi projetada pelo engenheiro norteamericano David B. Steinman, autor de uma das mais conhecidas pontes do mundo, a do Brooklin, difundida através de muitas dezenas de lmes americanos.
Ponte JK
A Ponte JK se tornou um dos símbolos de Brasília. Projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, a ponte rapidamente foi assimilada pelo gosto popular. Tanto pela leveza de sua estrutura quanto pela harmonia de seus arcos. Não apenas dos moradores da cidade, dos turistas também. São 1.200 metros de pura arte.
O design é absolutamente desafiador, a assimetria dos arcos exigiu a consolidação de esforços resistentes e levados, particularmente os exercidos sobre a fundação. Inaugurada em 2002, é o monumento que tem a cara de Brasília. É um dos mais belos monumentos da capital federal.
Ponte Octávio Frias
A Ponte Octávio Frias é uma das pontes brasileiras que causa grande impacto visual. A ponte, sobre o Rio Pinheiros, São Paulo, é suspensa por estais de aço marcará por muitos anos o nível avançado da engenharia brasileira. Além do mastro que sustenta os estais, em formato de X, o tabuleiro curvo contribui para realçar a beleza da ponte. Inaugurada em 2008, o projeto é do engenheiro Catão Francisco Ribeiro.
Ponte João Isidoro de França
Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe entraram no jogo que disputa o melhor lugar entre as pontes que impactam visualmente o olhar dos brasileiros.
O Piauí construiu a Ponte João Isidoro de França projetada pelo engenheiro alemão Germano Franz. Com extensão de 363 metros, ela foi inaugurada em 2010 e se tornou um dos principais pontos turísticos do Piauí. O seu único mastro de estaiamento tem cem metros de altura, onde foi instalado um mirante, acessível por elevadores e escada de emergência. A ponte João Isidoro de França foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-Iphan.
Ponte Newton Navarro
O Rio Grande do Norte construiu a Ponte Newton Navarro, sobre o Rio Potengi, com 2,7 quilômetros, dos quais 500 metros estão suportados por estais, ancoradas em dois mastros, projetados pelo engenheiro italiano Mario de Miranda e inaugurada em 2007. A ponte solucionou graves problemas de mobilidade na região metropolitana de Natal.
Ponte Construtor João Alves
Sergipe inaugurou em 2006 a Ponte Construtor João Alves, entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, com 1,8 km, com projeto do engenheiro italiano Mario de Miranda. A ponte intensificou o turismo do litoral Norte de Sergipe, uma condição semelhante a uma das demandas da ponte sobre o estuário do Rio Paraíba: intensificar o turismo do litoral Norte do Estado da Paraíba.
A cereja do bolo
A Paraíba tem a grande oportunidade de marcar um gol de placa nesse jogo deslumbrante de obras de engenharia que embevecem a alma através da visão, sendo um dos pilares do turismo.
A ponte que o engenheiro Argemiro Brito Monteiro da Franca projetou foi inspirada no próprio mangue que ela irá cruzar. Os seus arcos reproduzem na combinação de aço e concreto as raízes da vegetação que caracteriza os manguezais.
A harmonia com o meio ambiente é garantida pela mínima intervenção de pilares no fluxo das águas – apenas seis pilares estão fincados em meio à vazão do rio, o que significa menos depósito de sedimentos – e a associação visual é plena.
O projeto da ponte do engenheiro Brito é uma gigantesca obra de arte com dois quilômetros de extensão que deixará um registro relevante na engenharia brasileira; ela será motivo de orgulho para o Governador e para todos os paraibanos. Com exceção dos projetistas da Ponte Octávio Frias e da Ponte JK, todos os autores dos projetos das outras pontes são engenheiros estrangeiros. Dê uma oportunidade para a engenharia brasileira, particularmente paraibana. Faça com que os paraibanos sintam orgulho de sua própria terra. Fortaleça a autoestima de nossa gente.
Governador João Azevedo: a Paraíba se encontra num momento especial de avanços na rica atividade turística, o Senhor tem realizado uma gestão com a marca de um engenheiro em suas decisões.
Esta é uma oportunidade única, nos dois anos de mandato que lhe restam, de deixar
uma marca indelével na memória dos paraibanos. Construa a sua ponte com o futuro.
Reginaldo Marinho é jornalista colaborador do DIÁRIO e inventor premiado com medalhas de ouro em salões internacionais de tecnologia em Genebra e Londres, com o sistema construtivo – Construcell www.construcell.com
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