Universidades em Portugal: bolsas de estudos para brasileiros crescem 31%

Continua depois da publicidade
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O número de brasileiros realizando algum tipo de graduação em Portugal cresceu 31% nos últimos três anos, segundo a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. A facilidade do idioma, o custo de vida reduzido em comparação ao restante da Europa, o clima ameno e a possibilidade de conhecer outros lugares do Velho Continente são alguns dos atrativos, que ganharam mais força depois que diversas instituições de ensino conceituadas do país passaram a aceitar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no processo seletivo.
Devido à alta demanda, a Travelmate (www.travelmate.com.br/portugal) lança um departamento de assessoria na cidade de Porto para ajudar os clientes a se destacarem no complexo processo de candidatura às universidades. A agência, que também auxilia na escolha do curso ideal, indica bolsas abertas para quem quer estudar em solo lusitano.
O custo integral dos cursos gira em torno de 3.000 a 3.500 euros por ano, mas muitas faculdades portuguesas oferecem as conhecidas propinas, termo usado pelos portugueses em referência às mensalidades das universidades.
“Juntando a bolsa com nossa assessoria no país, o estudante tem o pacote perfeito para vivenciar uma experiência acadêmica completa”, afirma Andrea Almodovas, diretora do novo departamento da Travelmate.
Mais de 20 universidades firmaram parceria com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e passaram a aceitar o ENEM como requisito único –, de acordo com o curso escolhido, a instituição atribui um peso diferenciado para cada nota das quatro provas feitas no Brasil e, depois, converte ao modelo português. “O desempenho do estudante no Ensino Médio também é levado em conta”, explica a diretora, que aponta Direito, Administração, Psicologia e Engenharia como os cursos mais procurados pelos brasileiros. Para quem quer fazer Mestrado ou Doutorado, geralmente também é requisitado o CV.

Sobre a Travelmate

Franquia de intercâmbio e turismo. Seus carros-chefes são os programas de trabalho, estudo, high school e higher education no exterior. A marca foi fundada em 2002 por Alexandre Argenta e Eduardo Heidemann, que deram início ao franchising  em 2008. Hoje, possui mais de 60 unidades espalhadas pelo Brasil, além de franquias em Winnipeg (Canadá), Brisbane (Austrália) e Porto (Portugal).www.travelmate.com.br/portugal.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade