Ao dar sequência ao conjunto de entrevistas com os secretários estaduais de turismo, o DIÁRIO ouviu a Secretária de Turismo do Distrito Federal (DF), Vanessa Mendonça. De acordo com ela, os equipamentos turísticos da capital federal ficaram praticamente abandonados depois da Copa do Mundo de 2014 ocorrida no Brasil. Com um trabalho envolvendo várias secretarias de governo a Secretaria de Turismo do DF quer devolver ao seu habitante e ao turista o prazer de conhecer Brasília e o Distrito Federal. Com seis meses de trabalho o órgão do governo ainda não possui números totais de turistas estimados para este ano. Mesmo assim, uma pesquisa feita pelo site Kayak (citada pela secretária) aponta que a capital federal ocupa o primeiro lugar no ranking de destinos em alta para o mês de julho. O estudo detectou um incremento de 225% nas buscas de viagens para a cidade em relação ao mesmo período do ano passado. Este e outros assuntos são apresentados pela executiva, que foi diretora do departamento de marketing do Ministério do Turismo no governo Michel Temer.
DA REDAÇÃO DO DIÁRIO
CENTROS DE ATENDIMENTO AO TURISTA
Em breve, o Aeroporto voltará a fornecer serviço de atendimento ao turista
“Os Centros de Atendimento ao Turista (CAT) em Brasília estavam desativados a mais de 3 anos, localidades como o Aeroporto, a Casa de Chá e os Setores Hoteleiros Norte e Sul. Nós conseguimos já reativar o nosso centro de atendimento na praça dos três poderes, nosso CAT que é a Casa de Chá, lugar belíssimo que foi pensado por JK (Juscelino Kubitschek) como um encontro dos três poderes. O reinauguramos no último dia 21 de abril. Nesse momento são 3 CAT ativos, um localizado na Casa de Chá (Praça dos três Poderes) e os outros nos Setores Hoteleiros Sul e Norte. Até o início de agosto será inaugurado um novo CAT na Rodoviária Interestadual. Assim que a Torre de TV Digital for reaberta ao público, uma nova unidade do CAT será reativada e funcionará nos dias em que a Torre estiver aberta para a população, das 9h às 17h, mesmo horário de funcionamento do monumento. Em breve, o Aeroporto voltará a fornecer serviço de atendimento ao turista. A Secretaria de Turismo conseguiu junto à Infraero a liberação de uma loja na área do desembarque para montar um CAT e visando também captar novos voos para Brasília.
REVITALIZAÇÃO DO TURISMO
Então estamos focados nessas metas de curto prazo para que a cidade possa ampliar cada vez mais os espaços.
“Após a Copa do Mundo realizada no Brasil, houve um abandono enorme da cidade, de seus pontos turísticos e seus monumentos, o principal objetivo do governo é a revitalização e a abertura de tais monumentos e pontos turísticos, sendo uma de suas características a atuação em consonância com outras secretarias e órgãos do Distrito Federal. Uma característica do nosso governo é o trabalho de forma bastante integrada, então nós estamos trabalhando em consonância com as secretarias e órgãos do Distrito Federal no sentindo da revitalização urgente e da abertura de todos os pontos turísticos e dos monumentos de Brasília. Nós estamos com o teatro fechado e o próprio autódromo também. Então estamos focados nessas metas de curto prazo para que a cidade possa ampliar cada vez mais os espaços.
Veja também as mais lidas do DT
SEGUNDO SEMESTRE
“O objetivo é mostrar uma Brasília como um destino turístico e não só como um destino político”
“Estamos bastante otimistas com o segundo semestre deste ano em termos de visitantes em nossa cidade. De acordo com pesquisa feita pelo site Kayak, a capital federal ocupa o primeiro lugar no ranking de destinos em alta para o mês de julho. O estudo detectou um incremento de 225% nas buscas de viagens para a cidade em relação ao mesmo período do ano passado. Outro número positivo foi a adição de 185 voos feitos pela Latam que irão partir e chegar em Brasília. Os voos serão disponibilizados para os passageiros entre os dias 30 de junho e 16 de agosto de 2019. Foi também criada uma programação diferenciada de férias para cada semana que os turistas estiverem pensando em vir a Brasília no mês de julho e no resto do ano, com direito a ônibus de turismo a disposição dos turistas e oferecendo rotas especiais assim como descontos em restaurantes. O objetivo é mostrar uma Brasília como um destino turístico e não só como um destino político. Esse é o nosso principal movimento.