A entrada no território francês é permitida mediante o resultado negativo do teste PCR de coronavírus
Por REDAÇÃO
No dia 17 de março a União Européia fechou as fronteiras para se proteger da pandemia de coronavírus. No dia 1º de julho o Conselho Europeu começou a reabrir as fronteiras aos residentes de 15 países. A lista é atualizada a cada duas semanas. O Brasil, segundo país mais afetado pela pandemia, com mais de 140 mil mortes, permanece fora da lista.
Para quem tem viagem para a França marcada para as próximas semanas, o consulado francês no Brasil recomenda cancelar ou adiar. Não há, por enquanto, uma previsão para que as fronteiras europeias reabram aos brasileiros. A Europa só aceitará turistas brasileiros quando o país reduzir o índice de contágios pela Covid-19.
No entanto, nem todos os brasileiros estão impedidos de entrar na Europa. Há casos excepcionais em que a entrada de brasileiros é permitida neste momento. O atual cenário de viagens para França inspirou, na manhã desta quinta-feira (24), uma webinar entre Caroline Putnoki, diretora da Atout France na América Latina, e Jean Mar Pouchol, diretor geral da Air France/KLM.
A entrada no território francês é permitida mediante o resultado negativo do teste PCR de coronavírus. Há duas opções para fazê-lo: antes da viagem ou no ato do desembarque. A recomendação é que o teste seja realizada antes da viagem para evitar enfrentar longas filas para realizá-lo no momento do desembarque.
Caso o viajante realize o teste PCR no desembarque e o resultado seja positivo, ele terá que cumprir uma quarentena não obrigatória de 14 dias, informando as autoridades competentes o endereço onde permanecerá.
No atual cenário, Caroline explicou que a França permite a entrada de brasileiro que possui residência permanente naquele país. “O cidadão tem que apresentar os documentos válidos comprovando a sua residência na França (Titre de séjour)”, disse a Coroline.
A família franco-brasileira que possui o reconhecimento livret de famille da França também está autorizada a entrar no país. “A entrada é permitida ao casal casado sob a lei francesa e os filhos do casal”.
A entrada de quem possui o Titre de séjour e livret de famille acontece livremente sem qualquer barreiras ou questionamentos mais aprofundados.
Já a família franco-brasileira casada unicamente sob a lei brasileira ou que possui união estável, há algumas recomendações para evitar transtornos. Nessa caso, o consulado francês recomenda fazer uma transcrição no próprio consulado francês da certidão de casamento e uma tradução juramentada em francês da união estável.
A entrada de brasileiros também está sendo permitida por tempo inferior a 24h quando este estiver em trânsito para outro destino e com passaporte europeu (passaporte português, italiano, espanhol…)
Viagem segura
Jean Marc Pouchol ressaltou que a Air france/KLM nunca parou as operações no Brasil. “Focamos o trabalho na repatriação e no transporte de cargas e materiais de saúde”.
Ele afirmou que a prioridade agora é garantir a segurança e a confiança dos passageiros. “Foram adotadas medidas sanitárias em toda a jornada do cliente, como medição de temperatura, distribuição de kit de limpeza, renovação do ar da aeronave”.
De acordo com o diretor da Ari France/KLM, “viajar no avião hoje é muito seguro. Todas as companhias estão fazendo o que precisa ser feito para garantir o mais alto nível de segurança”.
Pouchol também lembrou que a Air France/KLM flexibilizou a sua política de remarcação e reembolso neste período de pandemia. “Isso ajuda a dar mais confiança ao cliente. Estamos fazendo todo o possível”, assegurou.