Mercado de vending machines (máquinas de vendas) está em crescimento e receita mundial deve ser próxima de US$ 12 bilhões até 2025, aponta pesquisa
Em um período em que estabelecimentos de diferentes setores buscam cada vez mais recursos para garantir um diferencial na arte de atender bem, a tecnologia geralmente ganha destaque. As vending machines, ou máquinas de vendas, já existem há um certo tempo, mas têm sido cada vez mais utilizadas para agregar na experiência do cliente.
Neste cenário, Daniel Pereira, gerente da Equipotel, evento referência em hospitalidade, avalia como essa integração pode ser bem-sucedida.
Veja também as mais lidas do DT
“A máquina, por si, sem um contexto estratégico, é um ponto de venda, um facilitador. Quando falamos de hospitalidade, englobamos mais do que atender uma necessidade pontual, mas da entrega de algo que, além de servir, ainda surpreende e encanta,
consequentemente auxiliando na fidelização e, melhor ainda, na recomendação”, explica Daniel Pereira.
É natural que o evento, inclusive, levante este assunto. Primeiro, porque é reconhecido por apontar tendências em hospitalidade e suas aplicações em diferentes segmentos. Segundo porque não é possível ignorar o potencial das máquinas como negócio. De acordo com levantamento da Grand View Research, a receita mundial deste tipo de solução pode chegar a quase US$ 12 bilhões até 2025.
Outro ponto de conexão com a Equipotel é o fato de as máquinas de vendas ganharem mais espaço em clubes, academias, condomínios e áreas de compartilhamento. “Queremos mostrar o evento como um grande hub para todas as áreas de hospitalidade.
Somos um ponto de conexão para todas as áreas que têm o atendimento como chave
para o negócio”, detalha o executivo.
Estratégia e experiências
Nada substitui a empatia do atendimento humano, mas as máquinas podem ajudar (e
muito) quando o assunto é hospitalidade. Disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, podem ser relacionadas a temas ou atividades, criando uma atmosfera mais completa, além, claro, de suprir uma necessidade inesperada ou satisfazer desejos.
Nada substitui a empatia do atendimento humano, mas as máquinas podem ajudar (e muito) quando o assunto é hospitalidade.
Por exemplo, resorts que disponibilizam itens como chapéus, óculos escuros e protetor
solar para compra; condomínios que focam na comodidade dos moradores, facilitando
acesso a produtos que eles geralmente precisariam sair para buscar, de cerveja a carregador de celular. Ainda, frutas frescas em academias, flores em restaurantes ou
experiências imersivas de realidade virtual em shopping centers.
Também é preciso considerar que, em um mundo pós-pandemia, dinâmicas com menor
contato ou interação estão normalizadas, ganharam maior simpatia ou preferência.
Segundo a Global Market Insights, o setor de autoatendimento ultrapassou a marca de
US$ 3,5 bilhões em 2020, incluindo as vending machines e os chamados honest markets,
esquema onde as pessoas pegam os produtos e pagam por aplicativo.
“Existem vários tipos de máquinas, mas reforço que são ferramentas. O que realmente
fará diferença é o que será ofertado nos equipamentos e como este tipo de solução se
relaciona com o plano de hospitalidade como um todo. Se tudo estiver alinhado, o cliente, hóspede, membro ou visitante não verá as máquinas simplesmente como uma tentativa de venda de produtos, mas como um serviço de utilidades que podem deixar a jornada ainda melhor e mais prático, principalmente com o avanço dos sistemas inteligentes e da Internet das Coisas”, finaliza Daniel.
Muito além do snack
É verdade que no Brasil as vending machines são populares, mas podem ser muito mais.
Enquanto aqui o número de equipamentos estava próximo a 120 mil em 2021, no Japão
a estimativa é de mais de 5 milhões de unidades ativas. De lá, inclusive, temos exemplos
de como a criatividade é o limite. Pilhas e baterias, guarda-chuvas, roupas de banho e até carros estão entre os mais diferentes.
Equipotel 2022
Até a realização da 59ª, marcada para acontecer entre os dias 13 e 16 de setembro, no
São Paulo Expo, a Equipotel seguirá compartilhando novidades e tendências do mercado
de hospitalidade. Para acompanhar, basta acessar www.equipotel.com.br ou seguir o
evento nas redes sociais.
SERVIÇO
59ª Equipotel
Data: 13 a 16 de setembro de 2022
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências.