Mais de 800 mil bilhetes já foram comprados para visitar o Brasil entre dezembro de 2022 e março de 2023, sendo cerca de 20% com origem nos Estados Unidos
Os EUA lideram o ranking de passagens aéreas compradas para o verão 2022/23 no Brasil.
De acordo com o levantamento da Gerência de Inteligência Mercadológica e Competitiva da Embratur junto à Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), 801.110 bilhetes já foram adquiridos nos mais variados países do mundo para curtir o país entre dezembro de 2022 e março de 2023 — 158.751 com origem nos Estados Unidos, o que corresponde a 19,81% do total.
Veja também as mais lidas do DT
Os dados apresentados pela Embratur indicam o retorno de um verão aquecido do turismo internacional no Brasil. “A Embratur tem aproveitado bem este momento de retomada mundial do turismo para recolocar o Brasil na prateleira do mercado internacional e números como esses demonstram a assertividade de nossas ações”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
A quantidade ainda aumentará consideravelmente, uma vez que 53,51% dos viajantes compram as passagens entre 0 e 59 dias antes do embarque, conforme estudo da FowardKeys – empresa líder em viagens e análises e parceira do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). O número de 801.110 passagens compradas foi levantado até 9 de novembro.
Ações da Embratur nos EUA ajudaram
A liderança dos Estados Unidos é também reflexo das ações da Agência.
Considerado um mercado prioritário para a promoção do Brasil, em 2022, o país norte-americano foi palco de duas grandes campanhas publicitárias, quatro roadshows (Chicago, Nova York, Miami e Los Angeles), uma press trip com jornalistas e influenciadores levados a destinos de Natureza no Pantanal e em Bonito, assim como uma famtour com operadores de turismo locais levados a Chapada dos Guimarães e ao Pantanal.
Além disso, a Embratur esteve presente em quatro feiras internacionais que ocorreram nos EUA: Re-think South America (Nova Iorque), Adventure Elevate 2022 (Oregon), IMEX América (Las Vegas) e New York International Travel Show (NYITS).
Também estão previstas para 2022, a veiculação de uma campanha publicitária sobre pesca esportiva no mercado americano e a realização de uma press trip com foco neste segmento turístico com comunicadores dos Estados Unidos.
Motivação dos americanos
Vale ressaltar que os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil (mais de 590 mil turistas em 2019) e estão entre os países que mais gastam em nosso território (US$ 93 diários, em média).
Segundo o Ministério do Turismo (2019), a motivação de 33% dos americanos que visitam o Brasil é o ecoturismo e aventura, ficando apenas atrás de sol e praia por uma pequena diferença (35%).
Desde 2019, o Brasil não exige visto para entrada de norte-americanos no país. A ação também vale para o Canadá, Austrália e Japão. A facilitação de vistos é uma demanda histórica dos empresários do setor.
Outros países do ranking, além dos Estados Unidos
Além dos Estados Unidos, dois países sul-americanos e dois europeus puxam a fila dos que mais pretendem visitar o Brasil durante o verão 2022/23.
A Argentina, registrou até 9 de novembro deste ano, 154.872 bilhetes aéreos comprados, ocupando a segunda colocação. É seguida por Portugal (53.824), Chile (41.782) e França (33.908).
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências