O Governo do Paraná, por meio do Viaje Paraná – órgão responsável pela promoção comercial do turismo –, está em missão internacional para ampliar a visibilidade do Estado no mercado norte-americano. Desde o dia 7 de abril, a equipe participa do Seatrade Cruise Global 2025, principal feira do setor de cruzeiros marítimos, realizada em Miami, nos Estados Unidos.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o evento, que acontece até o dia 10, chega à sua 40ª edição reunindo as maiores operadoras e armadoras de cruzeiros do mundo. A participação paranaense faz parte da estratégia de posicionar o destino entre os mais desejados do turismo internacional, aproveitando o potencial logístico dos Estados Unidos como centro de operações e negócios de alcance global.
Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, a missão tem reforçado o potencial do Litoral paranaense como destino de cruzeiros, consolidado após duas temporadas de sucesso.
“Estamos aqui ampliando conversas e apresentações de produtos que já tínhamos iniciado do Seatrade de 2024. Todas as principais armadoras de navios turísticos estão reunidas aqui, e pudemos tratar com operadoras como a Carnival, Costa Cruzeiros, MSC e outras que têm interesse de fazer escalas no Brasil. É uma boa oportunidade de mostrar na prática o resultado das temporadas que o Paraná recebeu nos últimos anos”, explicou.
A edição de 2024 do Seatrade Cruise Global reuniu mais de 11 mil visitantes, 600 expositores de 120 países e cerca de 70 marcas de cruzeiros. Com esse histórico, o evento é reconhecido como uma vitrine essencial para conexões com o trade turístico internacional, contribuindo para atrair novos investimentos e operações para o Paraná.
Um exemplo do alcance dessas iniciativas foi a chegada do navio Scenic Eclipse à Baía de Paranaguá, no fim de março. A embarcação, operada pela Royal Caribbean – gigante do setor sediada em Miami –, trouxe mais de 200 turistas norte-americanos que visitaram a Ilha do Mel, um dos cartões-postais do litoral paranaense.
Resultados que impulsionam o setor
A primeira temporada de cruzeiros no Porto de Paranaguá ocorreu entre dezembro de 2023 e março de 2024, com 16 escalas que trouxeram mais de 39 mil visitantes. A movimentação gerou um impacto estimado em R$ 25 milhões na economia local. Já a segunda temporada, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, somou 8 paradas e mais de 19 mil cruzeiristas.
Além dessas operações sazonais, o Porto de Paranaguá tem recebido escalas pontuais ao longo do ano, sinalizando o crescimento sustentável da rota no Paraná.
“Durante o evento, nós tratamos de futuras atracações de navios de cruzeiro no Paraná, uma vez que os resultados das últimas temporadas foram positivos e servem como atrativo para que novas operadoras nos visitem. O Estado tem feito estudos e projetos para melhorias do Porto de Paranaguá, no quesito recepção turística por via marítima, o que certamente vai aumentar o fluxo de navios e de viajantes conhecendo o nosso Litoral”, destacou Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.
Missão internacional estratégica
Antes de chegar aos Estados Unidos, o Viaje Paraná também esteve no México, onde participou do Roadshow Festival Brasil. A ação itinerante percorreu a Cidade do México, Guadalajara e Monterrey, promovendo o Paraná como destino turístico para o público latino-americano. Saiba mais aqui.