InícioPolíticas de turismoViaje Paraná leva litoral do Estado a evento global...

Viaje Paraná leva litoral do Estado a evento global em Miami

O Governo do Paraná, por meio do Viaje Paraná – órgão responsável pela promoção comercial do turismo –, está em missão internacional para ampliar a visibilidade do Estado no mercado norte-americano. Desde o dia 7 de abril, a equipe participa do Seatrade Cruise Global 2025, principal feira do setor de cruzeiros marítimos, realizada em Miami, nos Estados Unidos.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o evento, que acontece até o dia 10, chega à sua 40ª edição reunindo as maiores operadoras e armadoras de cruzeiros do mundo. A participação paranaense faz parte da estratégia de posicionar o destino entre os mais desejados do turismo internacional, aproveitando o potencial logístico dos Estados Unidos como centro de operações e negócios de alcance global.

Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, a missão tem reforçado o potencial do Litoral paranaense como destino de cruzeiros, consolidado após duas temporadas de sucesso.

“Estamos aqui ampliando conversas e apresentações de produtos que já tínhamos iniciado do Seatrade de 2024. Todas as principais armadoras de navios turísticos estão reunidas aqui, e pudemos tratar com operadoras como a Carnival, Costa Cruzeiros, MSC e outras que têm interesse de fazer escalas no Brasil. É uma boa oportunidade de mostrar na prática o resultado das temporadas que o Paraná recebeu nos últimos anos”, explicou.

A edição de 2024 do Seatrade Cruise Global reuniu mais de 11 mil visitantes, 600 expositores de 120 países e cerca de 70 marcas de cruzeiros. Com esse histórico, o evento é reconhecido como uma vitrine essencial para conexões com o trade turístico internacional, contribuindo para atrair novos investimentos e operações para o Paraná.

Um exemplo do alcance dessas iniciativas foi a chegada do navio Scenic Eclipse à Baía de Paranaguá, no fim de março. A embarcação, operada pela Royal Caribbean – gigante do setor sediada em Miami –, trouxe mais de 200 turistas norte-americanos que visitaram a Ilha do Mel, um dos cartões-postais do litoral paranaense.

Resultados que impulsionam o setor

A primeira temporada de cruzeiros no Porto de Paranaguá ocorreu entre dezembro de 2023 e março de 2024, com 16 escalas que trouxeram mais de 39 mil visitantes. A movimentação gerou um impacto estimado em R$ 25 milhões na economia local. Já a segunda temporada, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, somou 8 paradas e mais de 19 mil cruzeiristas.

Além dessas operações sazonais, o Porto de Paranaguá tem recebido escalas pontuais ao longo do ano, sinalizando o crescimento sustentável da rota no Paraná.

“Durante o evento, nós tratamos de futuras atracações de navios de cruzeiro no Paraná, uma vez que os resultados das últimas temporadas foram positivos e servem como atrativo para que novas operadoras nos visitem. O Estado tem feito estudos e projetos para melhorias do Porto de Paranaguá, no quesito recepção turística por via marítima, o que certamente vai aumentar o fluxo de navios e de viajantes conhecendo o nosso Litoral”, destacou Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

Missão internacional estratégica

Antes de chegar aos Estados Unidos, o Viaje Paraná também esteve no México, onde participou do Roadshow Festival Brasil. A ação itinerante percorreu a Cidade do México, Guadalajara e Monterrey, promovendo o Paraná como destino turístico para o público latino-americano. Saiba mais aqui.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque