A vinícola portuguesa Quinta da Pacheca lançou a campanha Cultura, Vinho & Amigos para ajudar os artistas e técnicos da cultura do país, revertendo o lucro da venda do Pacheca Reserva Tinto 2019 UA, criado para a ocasião.
por Werner Schumacher*
Bem que as nossas vinícolas poderiam seguir o exemplo e fazer uma campanha para os guias de turismo, também bastante afetados pela pandemia.
Em 1º de junho agora se comemorou o dia do vinho nacional em Lisboa
A Embaixada do Brasil promoveu uma degustação de espumantes brasileiros, das vinícolas Aurora, Valduga e Salton aqui da serra gaúcha e Rio Sol, do grupo português Global Wines.
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Os espumantes foram apresentados pelo Sommelier Guilherme Correa, hoje residindo em Portugal.
Um exemplo a ser seguido pelas demais Embaixadas do Brasil espalhadas pelo mundo.
GIN TÔNICA eu já bebi, mas PORTO TÔNICO, nunca
Os tempos mudam, em 2008 o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto autorizaram o Porto Pink (rosé). Após 13 anos deve autorizar o Porto Tónic, um coquetel para dar um salto em direção aos consumidores jovens.
O Brasil foi um dos maiores consumidores do vinho do Porto, perdeu esse status, provavelmente, pelos pesados impostos cobrados por aqui. Foi um produto tão popular que o pai (que era gari) do Lupicínio Rodrigues, autor entre outros do samba “se acaso você chegasse”, abriu uma garrafa do vinho do Porto para comemorar o nascimento do filho.
Se for para a felicidade geral dos produtores do Vinho do Porto, digo que provo, mesmo contrariando a Tia Bete.
Viagens domésticas
Pesquisa revela que VIAGEM DOMÉSTICA é prioridade para 81% dos turistas brasileiros e 65% desses pretendem viajar ainda nesse ano. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, afirmou que este é o melhor cenário para o turismo brasileiro.
“Por isso, trabalhamos todos os dias para qualificar os profissionais de turismo, para promover o turismo seguro e responsável e para melhorar a infraestrutura turística dos nossos destinos, a fim de entregar o melhor para os turistas durante a retomada”.
O ENOTURISMO é com certeza um dos destinos a ser preferido pela pouca aglomeração, belas paisagens e o encontro com a natureza, além do prazer que o vinho proporciona e a gastronomia que o acompanha.
Vale aqui ressaltar as palavras do próprio ministro, é preciso qualificar os profissionais, sem um bom atendimento não há infraestrutura, varejos, arquiteturas esplendorosas e bons vinhos.
As maiores bebidas do mundo – Cerveja, vinho e destilados
A cerveja é a bebida mais popular do mundo e seguida pelo vinho, que tem vendas globais em torno de 365 bilhões de dólares, apenas 10 empresas detêm 27% desse faturamento e respondem por cerca de 13% da produção, forma como costumam classificar as empresas vinícolas. Na tabela abaixo é possível ver também a participação de grandes corporações em todos os ramos de bebidas.
Cervejarias Vendas bilhões de dólares | Vinícolas Vendas bilhões de dólares % da produção mundial | Bebidas Espirituosas Valor de Mercado em US$ bilões |
Anheuser-Busch-Inbev 50 | E & J Gallo 50 – 3% | Kweichow Moutai China 384 |
Heineken 29 | Constellation Brands USA 16 – 1,7% | LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton 336 |
Snow Barrels China 12,8 | The Wine Group USA 1 – 1,5% | Wuliangye Yibin Co China 154 |
Carlsberg 9,5 | Treasury Estate USA 2,06 – 1,2% | Anheuser-Busch-Inbev 124 |
Molson Coors 10,6 | Concha Y Toro Chile 0,92 – 1% | Diageo Inglaterra 97 |
Tsingtao China 4,6 | Castel Freres França 15,8 – 1% | Altria Group USA 96 |
Asahi Japão 2,7 | Accolade Austrália 0,6 – 0,97% | Pernod Ricard França 49 |
Beijing Yanjing 2,5 | Pernold Richard França 10,7 – 0,97% | Constellation Brands USA 45 |
Kirin Japão 1,9 | Penaflor Argentina 0,4 – 0,9% | Jiangsu Yanghe China 37,2 |
Castel–Bordeaux-França 1,8 | Fecovita Argentina 0,28 – 0,7 | Brown-Forman USA 32,3 |
125,4 | 97,76 – +/- 13% | 1.354,5 |
**Werner Schumacher, é o alemão brasileiro que na década de 80 e 90 do século passado trouxe os insumos da Europa para o início da vinicultura no Rio Grande do Sul, e portanto, no Brasil.
Sem meias palavras, Werner durante o último ano escreveu sobre inúmeros assuntos do universo do vinho. Defendeu a viticultura heroica de montanha, ficou do lado dos pequenos produtores de uva e vinho do Rio Grande do Sul, enalteceu a importância do enólogo em uma propriedade que produz vinho. Além de tudo isso, e com muita classe, critica os marqueteiros que tentam desmistificar o mundo do vinho com seus produtos padronizados e sem caráter.