Vinho solidário aos artistas afetados pela pandemia

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A vinícola portuguesa Quinta da Pacheca lançou a campanha Cultura, Vinho & Amigos para ajudar os artistas e técnicos da cultura do país, revertendo o lucro da venda do Pacheca Reserva Tinto 2019 UA, criado para a ocasião.

por Werner Schumacher*


Bem que as nossas vinícolas poderiam seguir o exemplo e fazer uma campanha para os guias de turismo, também bastante afetados pela pandemia.

Em 1º de junho agora se comemorou o dia do vinho nacional em Lisboa

A Embaixada do Brasil promoveu uma degustação de espumantes brasileiros, das vinícolas Aurora, Valduga e Salton aqui da serra gaúcha e Rio Sol, do grupo português Global Wines.

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Os espumantes foram apresentados pelo Sommelier Guilherme Correa, hoje residindo em Portugal.

Um exemplo a ser seguido pelas demais Embaixadas do Brasil espalhadas pelo mundo.

GIN TÔNICA eu já bebi, mas PORTO TÔNICO, nunca

Os tempos mudam, em 2008 o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto autorizaram o Porto Pink (rosé). Após 13 anos deve autorizar o Porto Tónic, um coquetel para dar um salto em direção aos consumidores jovens.

O Brasil foi um dos maiores consumidores do vinho do Porto, perdeu esse status, provavelmente, pelos pesados impostos cobrados por aqui. Foi um produto tão popular que o pai (que era gari) do Lupicínio Rodrigues, autor entre outros do samba “se acaso você chegasse”, abriu uma garrafa do vinho do Porto para comemorar o nascimento do filho.

Tônico Porto

Se for para a felicidade geral dos produtores do Vinho do Porto, digo que provo, mesmo contrariando a Tia Bete.

Viagens domésticas

Pesquisa revela que VIAGEM DOMÉSTICA é prioridade para 81% dos turistas brasileiros e 65% desses pretendem viajar ainda nesse ano. O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, afirmou que este é o melhor cenário para o turismo brasileiro.

“Por isso, trabalhamos todos os dias para qualificar os profissionais de turismo, para promover o turismo seguro e responsável e para melhorar a infraestrutura turística dos nossos destinos, a fim de entregar o melhor para os turistas durante a retomada”.

O ENOTURISMO é com certeza um dos destinos a ser preferido pela pouca aglomeração, belas paisagens e o encontro com a natureza, além do prazer que o vinho proporciona e a gastronomia que o acompanha.

Vale aqui ressaltar as palavras do próprio ministro, é preciso qualificar os profissionais, sem um bom atendimento não há infraestrutura, varejos, arquiteturas esplendorosas e bons vinhos.

As maiores bebidas do mundo – Cerveja, vinho e destilados

A cerveja é a bebida mais popular do mundo e seguida pelo vinho, que tem vendas globais em torno de 365 bilhões de dólares, apenas 10 empresas detêm 27% desse faturamento e respondem por cerca de 13% da produção, forma como costumam classificar as empresas vinícolas. Na tabela abaixo é possível ver também a participação de grandes corporações em todos os ramos de bebidas.

Cervejarias

Vendas bilhões de dólares

Vinícolas

Vendas bilhões de dólares

% da produção mundial

Bebidas Espirituosas

Valor de Mercado em US$ bilões

Anheuser-Busch-Inbev

50

E & J Gallo

50 – 3%

Kweichow Moutai China

384

Heineken

29

Constellation Brands

USA 16 – 1,7%

LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton 336
Snow Barrels China

12,8

The Wine Group USA

1 – 1,5%

Wuliangye Yibin Co China 154
Carlsberg

9,5

Treasury Estate USA

2,06 – 1,2%

Anheuser-Busch-Inbev

124

Molson Coors

10,6

Concha Y Toro Chile

0,92 – 1%

Diageo Inglaterra

97

Tsingtao China

4,6

Castel Freres França

15,8 – 1%

Altria Group USA

96

Asahi Japão

2,7

Accolade Austrália

0,6 – 0,97%

Pernod Ricard França

49

Beijing Yanjing

2,5

Pernold Richard França 10,7 – 0,97%Constellation Brands USA 45
Kirin Japão

1,9

Penaflor Argentina

0,4 – 0,9%

Jiangsu Yanghe China

37,2

Castel–Bordeaux-França

1,8

Fecovita Argentina

0,28 – 0,7

Brown-Forman USA

32,3

125,497,76 – +/- 13%1.354,5

 


**Werner Schumacher, é o alemão brasileiro que na década de 80 e 90 do século passado trouxe os insumos da Europa para o início da vinicultura no Rio Grande do Sul, e portanto, no Brasil.

Sem meias palavras, Werner durante o último ano escreveu sobre inúmeros assuntos do universo do vinho. Defendeu a viticultura heroica de montanha, ficou do lado dos pequenos produtores de uva e vinho do Rio Grande do Sul, enalteceu a importância do enólogo em uma propriedade que produz vinho. Além de tudo isso, e com muita classe, critica os marqueteiros que tentam desmistificar o mundo do vinho com seus produtos padronizados e sem caráter.

 

 

 

 

 

 

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