Viracopos inicia campanha educativa contra soltura de balões, focada em conscientizar crianças sobre os riscos para a aviação e o meio ambiente.
EDIÇÃO DO DT com agências
O Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP), iniciou a campanha anual “Guardiões de Viracopos” nesta sexta-feira (28/06). A iniciativa, organizada pela Gerência de Segurança Operacional (SGSO), visa promover a conscientização sobre os perigos associados à soltura de balões, descarte irregular de lixo nas imediações do aeroporto, apontar laser para aeronaves e uso de drones próximos ao aeroporto.
Veja também as mais lidas do DT
A cerimônia de abertura ocorreu no auditório da Torre de Controle de Viracopos e contou com atividades interativas para crianças, distribuição de brindes e panfletos educativos destacando os riscos dessas práticas para a aviação. O projeto, que existe desde 2003, é realizado em junho, época de festas juninas, quando a soltura de balões é mais frequente e aumenta o risco para a aviação.
Educação e Conscientização
A campanha prossegue ao longo do ano com palestras educativas em escolas localizadas em um raio de 20 km do centro da pista de pouso e decolagem. O objetivo deste ano é alcançar cerca de 2.000 crianças, oferecendo material didático e informativo para que possam influenciar positivamente os adultos ao seu redor e se tornem cidadãos conscientes.
“Acredita-se que as experiências sociais ocorridas na infância influenciam muito mais do que as ocorridas na adolescência e na idade adulta. É na infância que se forma o alicerce básico sobre o qual se assentam as experiências da adolescência, formando a base onde as vivências adultas se estruturam”, afirmou Moises Araújo, gerente de SGSO de Viracopos.
Segundo Araújo, a soltura de balões é crime ambiental, pois podem causar incêndios em residências, fábricas e áreas verdes, além de graves acidentes aéreos.
Importância do Projeto
“O Projeto ‘Guardiões de VCP’ é uma importante iniciativa associada à Promoção da Segurança Operacional no entorno de Viracopos, e que possui como objetivo principal a conscientização da comunidade, estabelecendo uma cultura positiva entre o aeroporto e os municípios do entorno por meio da formação das crianças e adolescentes que participam do projeto, como nossos multiplicadores, diminuindo os perigos relacionados às interferências externas”, completou o gerente de SGSO.
Fluxo de Acionamentos
Em caso de alertas sobre balões próximos ao aeroporto, a Gerência de Segurança de Viracopos informou que existe um fluxo estabelecido de acionamentos realizados pela CAMES (Central de Acionamento e Monitoramento Eletrônico de Segurança). Este fluxo inclui equipes do Operador de Aeródromo, como SESCINC (Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio), equipes de Segurança e de Operações do aeroporto, além de entidades como a Polícia Militar, Torre de Controle e Bombeiro Militar.
Quando um balão é avistado na rota das aeronaves ou próximo ao aeroporto, as equipes de Monitoramento Eletrônico de Segurança, com o suporte de mais de 1.600 câmeras espalhadas pelo sítio aeroportuário, são acionadas imediatamente para acompanhar a ocorrência e preservar as imagens.
Estatísticas de Viracopos: