(Edição do DT com agências)
O Visit USA 2015, evento oficial do turismo americano no Brasil, organizado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos e Embaixada Americana, que ocorreu na última semana no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Campinas, contou com a participação de 74 expositores – 23 participando pela primeira vez – um aumento de mais de 20% em relação a 2014, e mais de 1.600 profissionais do turismo, entre agentes e operadores de viagens.
Durante o Visit USA, companhias aéreas, atrações turísticas, hotéis, locadoras de veículos, órgãos oficiais de turismo das cidades americanas, shopping malls e outlets, parques temáticos e serviços turísticos em geral estiveram presentes para promover seus destinos e produtos no Brasil. Operadoras de turismo brasileiras, que vendem os destinos americanos aos turistas locais, também estiveram no evento.
Veja também as mais lidas do DT
“Este ano, o Visit USA 2015 recebeu novos destinos, como Travel South, Space Coast Office of Tourism, Philadelphia Convention and Visitors Bureau, Colorado Office of Tourism e uma grande delegação de Las Vegas. Isso mostra o contínuo interesse do setor de turismo dos Estados Unidos no mercado brasileiro”, ressalta Jussara Haddad, do Consulado e Embaixada dos Estados Unidos, organizadora do evento.
Mercado
Durante o evento, foram divulgados dados sobre o fluxo de turistas brasileiros para os Estados Unidos em 2014: houve um aumento de 9,9%, com mais de 2,263 milhões de visitantes. O país norte-americano segue sendo o destino preferido dos brasileiros em suas viagens ao exterior, enquanto o Brasil consolida-se em terceiro lugar no ranking mundial de países que mais enviam turistas para suas atrações (excetuando-se os países de fronteira, Canadá e México).
Também em 2014, cerca de 1,128 milhão de vistos para os Estados Unidos foram emitidos no Brasil, sendo cerca de 600 mil em São Paulo, o que coloca a cidade entre as que mais emitem vistos americanos no mundo.