Para marcar os 50 anos da rota Recife – Lisboa, foi inaugurada uma placa comemorativa, que ficará no Aeroporto do Recife, e lançado um selo exclusivo dos Correios, no Palácio do Campo das Princesas
REDAÇÃO com agências
Meio século da história da aviação de Pernambuco representa a união entre o Estado e a Europa. Há exatos 50 anos, Recife ganhou sua primeira ligação internacional direta, partindo do Aeroporto Internacional do Recife, com destino a Lisboa, em Portugal. Hoje, o voo Recife – Lisboa é operado diariamente através da aeronave é A330 da TAP. Em 2017, até o final do mês de fevereiro, as reservas de viagens para o Recife através da TAP, entre abril e outubro, já representam um incremento de 144%, em relação ao mesmo período de 2016. A companhia inclusive já prevê reforço com mais um voo semanal durante o próximo verão.
Veja também as mais lidas do DT
“Desde o lançamento em 1967, o voo Recife – Lisboa teve grande impacto na relação entre os dois países. Prova disso é o incremento no desembarque de turistas em Pernambuco. Em 2016, 13,2 mil turistas portugueses desembarcaram no portão internacional do Aeroporto do Recife”, aponta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. Para comemorar os 50 anos dessa parceria de sucesso, o Governo de Pernambuco realizou, na quarta-feira, 19 de abril, no Palácio do Campo das Princesas, evento comemorativo.
“O aniversário de 50 anos do voo Recife-Lisboa é um marco importante para o turismo e a economia do nosso Estado. Durante todo esse tempo, tivemos a oportunidade de receber muitos visitantes que puderam conhecer mais da nossa cultura, dos nossos costumes, das nossas belezas naturais e, principalmente, do nosso povo, que sabe receber muito bem”, pontua o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
“O Recife historicamente foi sempre uma rota muito importante para a TAP, com uma grande regularidade de tráfego e bons indicadores de load factor (voos com boa ocupação). Esse ano verificamos uma tendência de crescimento em todas as rotas da TAP para o Brasil, sendo Recife um dos destaques, o que nos motiva a anunciar que, entre junho e outubro, os voos para Recife passam a ser diários, afirma Mario Carvalho, Diretor Geral da Companhia para América do Sul.
Durante o evento foi realizado o descerramento da placa em bronze de homenagem que ficará no Aeroporto Internacional do Recife. Também foi apresentado o selo dos Correios comemorativo dos 50 anos da ligação entre os destinos. Em abril, será veiculado o vídeo institucional do turismo de Pernambuco nos voos da TAP.
VOO INAUGURAL TAP – 19 DE ABRIL DE 1967 – O voo inaugural Lisboa-Recife teve um grande impacto na relação de proximidade entre Portugal e o Brasil, que, desde 1960, vinha já a ser reforçada com o “Voo da Amizade”, entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Hoje, a TAP voa para 10 destinos no Brasil, chegando a operar mais de 70 frequências semanais para este país.
(MJT)