Voos com 306 respiradores e 500 monitores adquiridos pela prefeitura chegam ao Rio

Continua depois da publicidade

O primeiro voo da LATAM com respiradores, monitores e outros itens para combate à COVID-19, adquiridos pela Prefeitura do Rio de Janeiro, pousou na tarde de terça-feira (12) na capital do Rio. Esta é a primeira de seis operações entre a China e a cidade realizadas pela LATAM Brasil, para transportar 160 toneladas de aparelhos médicos.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


O primeiro voo JJ9518 decolou às 2h19* de Cantão, China, com escala em Amsterdã, pousando (como voo JJ9519) no Rio de Janeiro/Galeão às 17h41* do mesmo dia. O voo foi realizado por uma aeronave modelo Boeing 777 de passageiros adaptada para o transporte de cargas, tanto na cabine, quanto no porão da aeronave, de forma a maximizar a capacidade de transporte. O voo foi composto por uma equipe de pilotos e funcionários de operações. Percorreu mais de 18 mil quilômetros em cerca de 46 horas, passando por três fusos diferentes.

Veja também as mais lidas do DT

“A chegada desses respiradores, monitores e toda a leva de equipamentos comprados para as nossas unidades de saúde municipais é uma notícia maravilhosa para a população do Rio. Com esse material, vamos poder equipar os nossos hospitais e abrir mais leitos para os pacientes com Covid-19. Fazemos gestão e, meio do ano passado, antes mesmo de qualquer sinal dessa pandemia, fizemos essas e outras compras para renovar nosso parque tecnológico. Ao todo, foram 400 toneladas de aparelhos fundamentais à saúde. Os respiradores, tão necessários hoje, compramos por US$ 12 mil cada, e para pagar em cinco anos. Mas, atualmente, cada um custa cerca de US$ 50 mil. É o preço que outros gestores estão pagando. Se Deus quiser, com esses equipamentos que estão chegando, logo vamos baixar as curvas de contágio e voltar aos poucos à normalidade”, afirma Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro.

Ao pousar no Rio de Janeiro/Galeão, a aeronave foi recepcionada com mensagem especial da torre de controle. Clique aqui para acessar essa mensagem e imagens do transporte.

Segundo voo

O segundo voo dos seis programados tem previsão de chegar na tarde desta quarta-feira (13) no mesmo aeroporto, sob número JJ9523, trazendo outra remessa de ventiladores mecânicos, máscaras, monitores, entre outros materiais que serão utilizados no combate à doença.

 “Estamos vivenciando uma crise de saúde mundial sem precedentes e ficamos orgulhosos de poder contribuir ativamente com a Prefeitura do Rio de Janeiro no transporte de respiradores e insumos médicos da China para a cidade”, afirma Diogo Elias, diretor da LATAM Cargo Brasil.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade