WTM Latin America apresenta novidades para a feira de 2018

Continua depois da publicidade

A WTM Latin America 2018, que acontece em São Paulo, mantém conceitos-chave e amplia relações com o turismo

Por Lucas Kina (repórter)* – 

Na manhã dessa terça-feira (13), a Wordl Travel Market (WTM) Latin America apresentou as novidades e o panorama de seu evento para o ano de 2018, mostrando objetivos centrais, novos assuntos a serem abordados e a comparação com as feiras dos anos anteriores. A coletiva de imprensa aconteceu no Reed Exhibition Alcântara Machado, próximo à Avenida Paulista, em São Paulo.

A diretora da WTM LA, Luciane Leite; o presidente da Reed Exhibition empresa que organiza a feira, Fernando Fisher, a gerente de Marketing da WTM, Thais Del Ben, entre outros profissionais da entidade e parceiros estavam presentes.

Face to face

Equipe da WTM Latin America 2018 (Crédito: Ana Azevedo/DT)
Equipe da WTM Latin America 2018 (Crédito: Ana Azevedo/DT)

Durante a reunião foi destacado, tanto por Luciana quanto por Fernando, o relacionamento com o cliente e sua importância. A tecnologia, segundo os executivos, é grande aliada da WTM no processo constante de ampliação da feira, porém não substituirá o contato “olho no olho” entre expositor e visitante.

Veja também as mais lidas do DT

“Nossa equipe sempre opta pela qualidade ao invés da quantidade. Portanto, o nosso objetivo é trabalhar com pessoas e priorizar o contato pessoal”, diz Luciane Leite. Ainda segundo ela, o contato pessoal e o aumento na geração de negócios e conteúdo são congruentes e mútuos em seus resultados, caminhando juntos em bons ou maus momentos.

Fernando Fisher também falou sobre o assunto e citou o termo “matchmaking”, correspondente a construção de um bom relacionamento entre expositor e visitante.

Acesso

Segundo Luciane, a WTM quer garantir a presença de pequenas empresas, que até então tratavam a feira como um “evento muito caro”. “Criamos espaços para todos os nossos clientes, inclusive para os pequenos”, apresentando um espaço denominado Travel Tech Pavilion.

Relativizando à hotelaria, ela disse que “os hotéis ainda não se sentem seguros (na sua maioria) em participar de uma feira internacional.

Comparações

A empresa divulgou números do evento que ocorreu no ano passado:

  • 30% a mais de veículos de imprensa;
  • 600 expositores;
  • US$ 374 milhões em negócios gerados;
  • 50 países presentes;
  • 7.748 visitantes únicos, número correspondente à um aumento de 18% em relação a 2016;
  • 10 mil participantes (total)

Para 2018, a WTM Latin America traz novidades baseadas no mercado corporativo, tema ainda mais explorado este ano. “Se o cliente quer fazer negócio, a nossa feira é referência, nosso papel é gerar negócios”, afirmou Luciane Leite.

Parcerias inéditas, como com a ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de Viagens e Eventos Corporativas, faz parte de ações em prol desse mercado, que segundo Luciane e Fernando, foi solicitado pelos visitantes.

A Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) também faz parte do rol de parceiros do evento, realizando, no primeiro dia (3 de abril), o Fórum Abracorp, evento dentro do evento que o torna ainda mais centrado em questões corporativas.

Parcerias

  • Operadoras

São 25 nacionais e 15 internacionais, além da parceira Flytour MMT.

  • Destinos

50 países confirmaram presença, com exceção da Venezuela na América do Sul (16 países); Entre os 50 constam México e os EUA, da América do Norte; três países da Ásia; e com possíveis adesões de países africanos, já que as vendas dos estandes ainda não terminaram.

Além disso, estandes como de Foz do Iguaçu, Argentina e Turquia obtiveram uma ampliação em área; destinos como Costa Rica, Equador e Mato Grosso do Sul investindo em estandes próprios e chegada de novos destinos, como Ilhabela.

  • Pavilhões

Travel Tech Pavillion
Destination Pavillion
Lounge de hospitalidade

  • Números totais

A expectativa é que o número de expositores chegue a 700, segundo nota, mas Luciane visa, antes disso, manter os 600 expositores de 2017.

Perspectivas

Fernando Fischer, presidente da Reed Exhibition Alcântara Machado (Crédito: Ana Azevedo/DT)
Fernando Fischer, presidente da Reed Exhibition Alcântara Machado (Crédito: Ana Azevedo/DT)

Questionado pelo DIÁRIO a respeito de esperanças quanto à economia do país – considerando a estimativa do governo e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de um PIB (Produto Interno Bruto) girando em torno dos 2,5%  Fisher disse que “o turismo brasileiro poderia ser melhor”, tendo em vista a força que vê no trade brasileiro. Quanto à colaboração do mercado do turismo à sociedade, Fischer cita que a WTM Latin America serve ao mercado de forma proativa.

WTM Latin America 2018

A WTM Latin America 2018 acontece entre os dias 3 e 5 de abril, no Expo Center Norte, Zona Norte de São Paulo, na Rua José Bernardo Pinto, 333 , Vila Gulherme – SP.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade