WTM Latin America apresenta novidades para a feira de 2018

A WTM Latin America 2018, que acontece em São Paulo, mantém conceitos-chave e amplia relações com o turismo

Por Lucas Kina (repórter)* – 

Na manhã dessa terça-feira (13), a Wordl Travel Market (WTM) Latin America apresentou as novidades e o panorama de seu evento para o ano de 2018, mostrando objetivos centrais, novos assuntos a serem abordados e a comparação com as feiras dos anos anteriores. A coletiva de imprensa aconteceu no Reed Exhibition Alcântara Machado, próximo à Avenida Paulista, em São Paulo.

A diretora da WTM LA, Luciane Leite; o presidente da Reed Exhibition empresa que organiza a feira, Fernando Fisher, a gerente de Marketing da WTM, Thais Del Ben, entre outros profissionais da entidade e parceiros estavam presentes.

Face to face

Equipe da WTM Latin America 2018 (Crédito: Ana Azevedo/DT)
Equipe da WTM Latin America 2018 (Crédito: Ana Azevedo/DT)

Durante a reunião foi destacado, tanto por Luciana quanto por Fernando, o relacionamento com o cliente e sua importância. A tecnologia, segundo os executivos, é grande aliada da WTM no processo constante de ampliação da feira, porém não substituirá o contato “olho no olho” entre expositor e visitante.

“Nossa equipe sempre opta pela qualidade ao invés da quantidade. Portanto, o nosso objetivo é trabalhar com pessoas e priorizar o contato pessoal”, diz Luciane Leite. Ainda segundo ela, o contato pessoal e o aumento na geração de negócios e conteúdo são congruentes e mútuos em seus resultados, caminhando juntos em bons ou maus momentos.

Fernando Fisher também falou sobre o assunto e citou o termo “matchmaking”, correspondente a construção de um bom relacionamento entre expositor e visitante.

Acesso

Segundo Luciane, a WTM quer garantir a presença de pequenas empresas, que até então tratavam a feira como um “evento muito caro”. “Criamos espaços para todos os nossos clientes, inclusive para os pequenos”, apresentando um espaço denominado Travel Tech Pavilion.

Relativizando à hotelaria, ela disse que “os hotéis ainda não se sentem seguros (na sua maioria) em participar de uma feira internacional.

Comparações

A empresa divulgou números do evento que ocorreu no ano passado:

  • 30% a mais de veículos de imprensa;
  • 600 expositores;
  • US$ 374 milhões em negócios gerados;
  • 50 países presentes;
  • 7.748 visitantes únicos, número correspondente à um aumento de 18% em relação a 2016;
  • 10 mil participantes (total)

Para 2018, a WTM Latin America traz novidades baseadas no mercado corporativo, tema ainda mais explorado este ano. “Se o cliente quer fazer negócio, a nossa feira é referência, nosso papel é gerar negócios”, afirmou Luciane Leite.

Parcerias inéditas, como com a ALAGEV – Associação Latino Americana de Gestores de Viagens e Eventos Corporativas, faz parte de ações em prol desse mercado, que segundo Luciane e Fernando, foi solicitado pelos visitantes.

A Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) também faz parte do rol de parceiros do evento, realizando, no primeiro dia (3 de abril), o Fórum Abracorp, evento dentro do evento que o torna ainda mais centrado em questões corporativas.

Parcerias

  • Operadoras

São 25 nacionais e 15 internacionais, além da parceira Flytour MMT.

  • Destinos

50 países confirmaram presença, com exceção da Venezuela na América do Sul (16 países); Entre os 50 constam México e os EUA, da América do Norte; três países da Ásia; e com possíveis adesões de países africanos, já que as vendas dos estandes ainda não terminaram.

Além disso, estandes como de Foz do Iguaçu, Argentina e Turquia obtiveram uma ampliação em área; destinos como Costa Rica, Equador e Mato Grosso do Sul investindo em estandes próprios e chegada de novos destinos, como Ilhabela.

  • Pavilhões

Travel Tech Pavillion
Destination Pavillion
Lounge de hospitalidade

  • Números totais

A expectativa é que o número de expositores chegue a 700, segundo nota, mas Luciane visa, antes disso, manter os 600 expositores de 2017.

Perspectivas

Fernando Fischer, presidente da Reed Exhibition Alcântara Machado (Crédito: Ana Azevedo/DT)
Fernando Fischer, presidente da Reed Exhibition Alcântara Machado (Crédito: Ana Azevedo/DT)

Questionado pelo DIÁRIO a respeito de esperanças quanto à economia do país – considerando a estimativa do governo e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de um PIB (Produto Interno Bruto) girando em torno dos 2,5%  Fisher disse que “o turismo brasileiro poderia ser melhor”, tendo em vista a força que vê no trade brasileiro. Quanto à colaboração do mercado do turismo à sociedade, Fischer cita que a WTM Latin America serve ao mercado de forma proativa.

WTM Latin America 2018

A WTM Latin America 2018 acontece entre os dias 3 e 5 de abril, no Expo Center Norte, Zona Norte de São Paulo, na Rua José Bernardo Pinto, 333 , Vila Gulherme – SP.

Redação
Redaçãohttps://www.diariodoturismo.com.br
Primeiro e-Diário de Turismo do Brasil

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Gol retorna voos para Carajás (PA), Noronha (PE) e Cruzeiro do Sul (AC)

A GOL retoma no mês de outubro três de suas bases brasileiras: Carajás (CKS), no Pará, Fernando de Noronha (FEN), em Pernambuco, e Cruzeiro...

Guias de Turismo de Petrópolis anunciam projeto “Ver e Viver Petrópolis”

A Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP) criou um projeto para estimular petropolitanos e turistas a conhecerem  melhor a cidade, através de...

Emirates mantém ajuda a Beirute e conta com a generosidade de seus clientes

DIÁRIO com agências Em nota, a empresa aérea informa que as contribuições chegam de clientes da Emirates do mundo todo, em dinheiro ou milhas Skywards,...

IATA altera para baixo sua previsão de tráfego aéreo para 2020

Genebra - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) alterou para baixo sua previsão de tráfego para 2020, refletindo uma recuperação mais fraca do...

Em 1982 fiz a minha primeira viagem para a Itália

Em 1982 fiz a minha primeira viagem para a Itália para participar da Convenção Anual da AEB SPA, empresa de produtos enológicos, na época...

Instituto da Transformação Digital lança programa ITD Partners

No próximo dia 2 de outubro o Instituto da Transformação Digital lança o programa ITD - Partners. DIÁRIO com agências O evento, obviamente digital, acontecerá em...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias

Open chat