Xingó, cultura e aventura no mesmo destino!

Continua depois da publicidade

A região do Xingó está localizada entre os Estados de Alagoas e Sergipe, a cerca de 200 Km de Aracaju; as cidades de Piranhas e Canindé do São Francisco são os pontos de apoio para as aventuras

Patrícia de Campos*

—————————-

A pacata Canindé de São Francisco está inserida no polígono da seca, ficando meses sem receber chuvas, às vezes. Da cidade saem a maioria das embarcações para os passeios. Uma igrejinha e uma praça com banquinhos rodeada por algumas lanchonetes de interior, compõem o centro, que pode ser visitada em alguns minutos.
Cortados pelo Rio São Francisco, os cânions se apresentam como gigantes no meio do sertão, com paredões avermelhados que brotam exuberantes das águas verdes do rio. Navegar entre os cânions nos dá a sensação do quanto somos pequenos em relação a natureza, e chegar a Paraíso Talhado passando por uma fenda estreita entre as rochas, nos dá a certeza de que ali é um dos paraísos do planeta.
Toda essa beleza surgiu após a construção da Usina de Xingó, em 1994, que aproveitou as condições naturais para seu reservatório, possibilitando a navegação onde era somente uma fenda entre dois picos de montanhas próximas. Com a construção da barragem do Xingó, o Rio São Francisco triplicou seu tamanho, retendo seu volume e inundando as áreas ao redor. Um desses locais é hoje o chamado Cânion do Xingó.  Visitar a usina que tem uma barragem de enrocamento com face de concreto a m ontante com cerca de 140 m de altura, é imperdível.

Cortados pelo Rio São Francisco, os cânions se apresentam como gigantes no meio do sertão, com paredões avermelhados que brotam exuberantes das águas verdes do rio (Crédito: Patrícia de Campos)

As sensações que o destino oferece continuam nas ruas da cidade de Piranhas, só que agora a impressão é de voltarmos no tempo quando caminhamos entre as casinhas coloridas, onde inicia a Rota do Cangaço. Com um pouco de imaginação é possível imaginar como era a vida no cangaço, enquanto se refaz o trajeto do bando e conhecer a Grota de Angicos, onde Lampião, Maria Bonita e trinta cangaceiros foram mortos em uma emboscada. A cidade é tombada pelo Patrimônio Hist&oa cute;rico e sede do Museu do Sertão.
Onde ficar:  Existem várias pousadas para todos os bolsos em Piranhas
Passeios: A maior parte sai de Canindé
Como chegar: Existem ônibus saindo de Aracaju com destino a Piranhas


*Patricia de Campos é formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP, com pós graduação em Marketing pela ESPM . Neta do imortal escritor parnasiano Humberto de Campos, Patrícia é diretora da Gentileza R.P., empresa de representação de hotéis e destinos diferenciados do Brasil

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade