Os dinossauros, animais pré-históricos que habitaram a Terra há milhares de anos, ainda despertam curiosidade e são alvos de estudos. Prova disso é o cinema que vez ou outra se dedica ao tema lotando salas em exibições pelos quatro cantos do mundo. O assunto repercute e mexe com o imaginário de crianças e adultos. Para apresentar um pouco dessa realidade e despertar sensações e vivências em torno do tema, o Parque Zoológico de São Paulo abriga a exposição “O Mundo dos Dinossauros”, considerada a mais interativa mostra desses animais pré-históricos no Brasil, em uma área isolada dentro do próprio Zoo. São cerca de 25 animais robotizados, em tamanho real, que se movem, soltam grunhidos e supostamente respiram, como se ainda estivessem vivos.
Graças à tecnologia, é possível vivenciar por alguns momentos a rotina dos dinos. Algumas réplicas chegam a medir oito metros de altura e 25 metros de comprimento. Há ainda réplicas de fósseis.
No Zoológico de São Paulo a visita à pré-história começa em uma área isolada dos outros animais, dando a quem optar por fazer o passeio jurássico uma sensação ainda mais próxima da atmosfera jurássica. Há também cinema em quatro dimensões para os visitantes. Esses animais da era Mesozoica ocupam um espaço de 3 mil m2 em meio à natureza viva, como a que eles habitavam há 65 milhões de anos, quando foram extintos. Tiranossauro Rex, Pterodátilos, Mamenquissauro e outros estão posicionados no mesmo local onde, por conta da preservação ambiental, vivem diversas espécies da era atual, a Cenozoica. Dinossauros robotizados e animais de vida livre, como tucanos, pica-paus, sabiás, tatus, macacos bugios, bichos-preguiça e lagartos teiús podem ser vistos no mesmo espaço. A exposição O Mundo dos Dinossauros ainda não tem data para terminar.
Veja também as mais lidas do DT
(Edição do DIÁRIO com agências)