Presidente da Colômbia: “a paz está fazendo de meu país um destino mais atrativo”

Continua depois da publicidade

Juan manuel Santos: “Quero terminar de uma vez por todas com esses conflitos, e entrarmos na lista dos países mais seguros para se visitar”

Por Paulo Atzingen (de Medellin)

Na abertura do 21ª Assembleia Mundial de Turismo que acontece esta semana em Medellin (Colômbia), o tema paz foi citado, por pelo menos duas personalidades. Pelo secretário geral da OMT, Taleb Rifai, e o presidente do país, Juan Manuel Santos.

Veja também as mais lidas do DT

Taleb: "Mahatma Ghandi utilizava a linguagem da paz. Todos aqueles que conhecem o verdadeiro valor do turismo, sabem que nossa linguagem, nosso objetivo é a paz"
Taleb: “Mahatma Ghandi utilizava a linguagem da paz. Todos aqueles que conhecem o verdadeiro valor do turismo, sabem que nossa linguagem, nosso objetivo é a paz”

Taleb, depois de lembrar que este evento é o maior congresso da OMT, reunindo 156 países membros e grandes delegações além de dezenas de jornalistas, acrescentou que “Medellín é um destino idóneo, seguro e por isso ele é realizado na aqui. Mahatma Ghandi utilizava a linguagem da paz. Todos aqueles que conhecem o verdadeiro valor do turismo, sabem que nossa linguagem, nosso objetivo é a paz. A paz é a antítese da violência e do ódio, por isso essa reunião na Colômbia”, afirmou.

O presidente Manuel Santos evitou chavões tão comuns em eventos desta natureza e aproveitou o momento para enaltecer seu país principalmente nas ações de extermínio ao narcotráfico e à violência. “Bem-vindos à Terra do Realismo Mágico, bem-vindos à Colômbia, país de maior biodiversidade do mundo por seu tamanho, bem-vindo à Medellin terra da eterna primavera”, falou na abertura da assembleia com um auditório lotado.

Após situar o segmento do turismo como vetor de desenvolvimento e reforçar a posição do turismo na economia, segundo depois das exportações de petróleo, Santos apresentou números mais específicos do segmento turístico em seu país: “temos dois milhões de pessoas trabalhando neste setor, em 2016 serão gerados 300 mil novos empregos e, além disso tudo, temos uma projeção de que, em 2016, receberemos 5 milhões de turistas internacionais”, afirmou em seu discurso.

Juan Manuel Santos também citou o crescimento do setor turístico na Colômbia em relação ao mundo. “Tivemos em 2014 um crescimento turístico de 13% no país, sendo que a América do Sul teve 8% e o mundo 4%. Temos que considerar isto”, afirmou enumerando em seguida alguns fatores por isso ter acontecido.

“As melhorias das condição de segurança, os melhores resultados na redução dos delitos, o grande investimento em infraestrutura foram os responsáveis por estes números”, disse lembrando que há duas décadas a cidade, que hoje sedia a assembleia, era sitiada por Pablo Escobar, o lugar mais violento do planeta.

Delegações dos cinco continentes participam da cúpula do Turismo, em Medellin. Crédito: Paulo Atzingen
Delegações dos cinco continentes participam da cúpula do Turismo, em Medellin. Crédito: Paulo Atzingen

“Hoje, Medellin é uma cidade dinâmica, de vanguarda. Quero terminar de uma vez por todas com esses conflitos para entrarmos na lista dos países mais seguros para se visitar”, afirmou o mandatário.

Se temos a economia que mais cresce, com altos valores sociais, podemos também promover a paz, pois é ela que está fazendo da Colômbia um país mais atrativo”, concluiu.

· O jornalista Paulo Atzingen é convidado da Procolombia e viaja com seguro GTA

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade