Brasil e EUA fazem parceria para melhorar os aeroportos

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

Especialistas do Brasil e dos Estados Unidos puderam participar, até quarta-feira (16), em Brasília, do workshop Parceria Brasil – Estados Unidos sobre Aviação, nova etapa do acordo entre os dois países, que inclui workshops no Brasil e missões técnicas nos Estados Unidos. O objetivo do evento organizado pela Secretaria de Aviação (Aviação) e Agência dos Estados Unidos para Comércio e Desenvolvimento (USTDA) – com apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Administração Federal da Aviação (FAA) – é a transferência mútua de conhecimento de novas tecnologias e formatos de gestão em relação a variados temas da aviação civil.

Com o tema Aviation Design, o evento realizado no auditório da Anac, aborda os desafios da indústria aeroportuária e das autoridades de aviação civil para assegurar um maior acesso ao transporte aéreo para os cidadãos de todo o país.

Veja também as mais lidas do DT

O processo inclui a melhoria e construção de aeroportos com design moderno e funcional e com capacidade para receber novas aeronaves e tecnologias, ao mesmo tempo em que garante conforto aos passageiros, para aprimoramento do transporte aéreo brasileiro.

Concessões

A diretora do Departamento de Regulação e Concorrência da Secretaria de Aviação da SAC, Martha Seillier, falou sobre a mudança de paradigma no setor aeroportuário brasileiro, com a introdução da parceria privada nos investimentos na gestão desses aeroportos. “Com as concessões temos um tipo diferenciado de percepção de aeroporto, de desenvolvimento de sítio aeroportuário, exploração maior de espaços comerciais de aeroportos e a percepção de que passageiro em fila é má ideia. Passageiro dentro da área de embarque, após as filas de inspeção com agilidade, tem facilidade de descansar, fazer um lanche, consumir dentro do aeroporto”.

Parceria de Aviação Brasil – EUA

Em abril de 2012 foi assinado um Memorando de Entendimento entre os Estados Unidos e o Brasil, oficializando a Parceria de Aviação Brasil – EUA. Os objetivos são fornecer um veículo coordenado e estruturado entre os setores da aviação brasileira e norte-americana, com o intuito de abordar as prioridades de investimento do setor da aviação, compartilhar experiências sobre as melhores práticas da indústria, melhorar a capacidade técnica e desenvolver soluções tecnológicas para os desafios do setor de aviação.

Uma série de visitas técnicas, workshops e conferências irão ocorrer no Brasil e nos Estados Unidos. Em 2015, por exemplo, equipes da SAC visitaram aeroportos regionais dos Estados Unidos para conhecer o trabalho das torres remotas no controle do espaço aéreo. Outra visita técnica foi feita no Rio de Janeiro para avaliar a questão da navegação aérea.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade