Palestra de Érica Drumond no Congresso de Conventions & Visitors aborda room tax

Continua depois da publicidade

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Uma cobrança necessária para o setor, mas não ao ponto de se tornar uma lei. Assim a CEO da Vert Hotéis e ex-secretária de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, deixou clara sua posição sobre a polêmica proposta de transformar o room tax em lei. A empresária foi uma das palestrantes do VIII Congresso Brasileiro de Conventions &Visitors Bureaux encerrado ontem, na capital mineira.

Com o tema “Fonte de Recursos para a promoção do desenvolvimento do destino”, Érica citou em sua palestra a cobrança da taxa como uma das estratégias para arrecadar recursos, sendo fundamental o envolvimento direto dos recepcionistas para o seu sucesso. “Estamos falando em visitar todos os hotéis e explicar aos recepcionistas a importância desta taxa para o setor e sua utilização. Eles são nossos porta vozes”. A empresária ainda lembrou que há 10 anos o hotel Ouro Minas chegou a arrecadar cerca de R$14 mil com a taxa e que hoje este valor não ultrapassa R$900. Sobre a questão de transformar a taxa em lei, Erica alertou que uma vez transformada em lei, a taxa pode se tornar um novo imposto a ser pago pelo segmento. “Não queremos mais obrigações fiscais. O importante é trabalhar para que os hotéis não deixem de receber esta taxa que é facultativa”, alertou.

Veja também as mais lidas do DT

Entre outras estratégias apresentadas pela empresária como fonte de recursos para a promoção do desenvolvimento do destino está atuação e o fortalecimento do Convention Bureau que ao ter o seu importante papel reconhecido conseguirá mais associados, uma maior arrecadação do room taxe de recursos para continuar cumprindo seu papel. “O Convention precisa trabalhar em prol da captação de eventos e na melhoria da imagem da cidade; visando a expansão quantitativa dos fluxos turísticos; a melhoria do perfil de renda e de dispêndio dos turistas; e a elevação das taxas de ocupação dos meios de hospedagem”, destacou.

Sobre a baixa taxa de ocupação em muitas cidades brasileiras, devido à crise e também a super oferta de leitos, a empresária alertou para o fato de que abaixar o valor das tarifas hoteleiras não irá contribuir para o aumento do desembarque dos passageiros nos aeroportos e que a união dos hoteleiros neste momento é fundamental.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade