Obama chega à Argentina em visita histórica

Valor Econômico –

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou a Buenos Aires à 1h10 desta quarta-feira. O avião presidencial Boeing 747, que transportou Obama e família, aterrissou no aeroporto de Ezeiza, a 35 quilômetros da cidade de Buenos Aires, vindo de Havana, onde Obama fez uma visita histórica.

De lá, Obama, esposa, filhas e sogra seguiram para a residência oficial do embaixador dos EUA, no bairro de Palermo, na capital argentina, onde vão se hospedar. Obama marca, em Buenos Aires, a primeira visita oficial de um presidente dos Estados Unidos à Argentina desde Bill Clinton, que viajou ao país em 1997.

Trata-se também de um dos mais importantes sinais da decisão do presidente Mauricio Macri de reaproximar a Argentina das nações desenvolvidas. Durante o kirchnerismo, prevaleceu o afastamento do país dos Estados Unidos.

A residência oficial do embaixador americano fica na Avenida Libertador, uma das mais elegantes da capital argentina. O casarão, situado numa esquina, com área de 3,6 mil metros quadrados, está em frente ao jardim de Palermo, uma das áreas verdes mais bonitas da cidade.

As ruas no entorno da residência do embaixador, que fica a poucos metros do prédio da embaixada, ficaram bloqueadas desde a 0h. O Ministério da Segurança também decidiu reforçar as medidas de segurança em razão do atentado terrorista na Bélgica nesta terça-feira.

Seu primeiro compromisso nesta quinta-feira será uma reunião com o presidente Mauricio Macri na Casa Rosada. Além de anúncios de acordos bilaterais, está prevista uma reunião particular entre os dois chefes de Estado. Dali Obama seguirá para a catedral metropolitana de Buenos Aires, o principal templo católico da Argentina e onde o papa Francisco celebrava as missas quando era arcebispo.

No início da tarde, o presidente dos EUA participará de um encontro com jovens na Usina del Arte. Localizada na Boca, na periferia de Buenos Aires, a Usina del Arte é um centro cultural que fica num edifício onde no passado funcionou a primeira companhia de eletricidade da cidade.

O jantar em noite de gala que Macri preparou para Obama nesta quarta-feira será no Centro Cultural Kirchner. Trata-se de um imponente edifício histórico, onde antigamente funcionava o correio.

Ao contrário de Cuba, onde chovia quando a família Obama chegou, no domingo, Buenos Aires apresenta céu claro, com temperatura de 19 graus na madrugada e máximas de 23 ao longo de um dia que promete ser ensolarado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Jornalista: um escritor que navega pelas correntezas do verossímil

Por Paulo Stucchi*Recordo-me de um professor – daqueles que marcam a vida da gente numa época em que queremos abraçar o mundo, mas não...

Vila Galé apoia MP 936/2020 que preserva empregos e renda de colaboradores

Em comunicado emitido na manhã desta terça-feira (7), o grupo português Vila Galé congratula-se com as primeiras medidas aprovadas pelo Governo Federal brasileiro de...

Cabe negociação coletiva se houver suspensão contratual durante pandemia

As empresas deverão notificar os sindicatos da intenção de suspender temporariamente contratos e de realizar corte salarial. É o que determina o ministro Ricardo Lewandowski, do...

Obras no Largo do Boticário do JO&JOE são iniciadas

As obras de revitalização e transformação das cinco casas que constituem o histórico Largo do Boticário, no Cosme Velho, zona Sul do Rio de...

Obrigado repórter! Parabéns aos jornalistas!

por Paulo Atzingen* “As bancas de jornais foram roubadas“, falou-me a repórter. Imediatamente me veio à cabeça revistas e jornais sendo surrupiados por ladrões interessados...

Visit Iguassu reforça a carta aberta da associação de Conventions Bureaux da América Latina e do Caribe

O Visit Iguassu faz parte da Associação de Conventions Bureaux da América Latina e do Caribe, através da Unedestinos e, esta semana, reforça o...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias